O Recreativo Social e Desportivo Guelson Futebol Clube de Angola, acertou uma parceria com o histórico Juventude de Évora de Portugal. O intercâmbio ficou confirmado com a deslocação do presidente do clube, Pembele André Pedro até a cidade de Évora, património mundial onde o Juventude de Évora e o RSD Guelson firmaram o acordo e passaram a trabalhar em conjunto.
Em declarações ao Noticias de Angola, Pembele André Pedro mostrou-se satisfeito com este intercâmbio entre os clubes.
Eis a entrevista na íntegra:
Qual o objetivo da parceria com o Juventude de Évora?
O objetivo da parceria com o Juventude de Évora é primeiramente o Guelson Futebol Clube passar a fazer a cedência de jogadores com idade de juniores e seniores. Nós somos um clube em Angola, com o grande objetivo na formação de jogadores, no entanto como o mercado não é muito aberto, ao nível de futebol, pretendemos expandir e procurar novas parcerias na Europa. Os nossos formandos desta forma conseguem vir para Portugal. Vão desenvolver mais capacidades, e vão ter melhores condições do que nós temos em Angola. O Juventude de Évora abriu-nos as portas e viemos para Portugal para fechar a parceria de forma oficial.
Os jogadores vão ter mais visibilidade?
Os nossos atletas aqui vão ter uma maior visibilidade. Vão igualmente trabalhar com outro tipo de treinadores, nível UEFA. Portugal é um dos países que investiu muito na formação e capacitação de seus treinadores. Vai ser sempre uma mais-valia para os nossos jogadores. Vão poder evoluir mais e nós temos atletas com muita qualidade e talento e é sempre importante aprenderem mais da tática e aqui podem conseguir evoluir”.
A parceria abrange outras áreas?
Para alem de jogadores, a nossa parceria abrange a formação constante dos nossos treinadores. Os treinadores do Juventude Évora passam a ajudar os nossos treinadores em várias áreas e os nossos treinadores podem vir fazer formação a Portugal e isso faz parte do nosso intercâmbio. Através das duas direções vai existir um apoio institucional e jurídico e isso vai fazer parte do nosso intercâmbio.
O RSD Guelson está a ser conhecido como um clube formador de jogadores. Entende ser esse o futuro?
Na verdade, temos 12 anos de existência e sempre trabalhamos com a formação de jogadores e o nosso foco é a formação de jogadores. Em Angola somos conhecidos como um clube formador de jogadores. Procuramos vir até Portugal e ter uma parceria com quem faz mais do que nós. Olhando para aquilo que é a realidade estamos muito lisonjeados com esta parceria, e em trazer o talento angolano para o futebol português.