RETFOP e INEFOP lançam programa de estágios profissionais

Notícias de Angola – A cerimónia pública de lançamento do Programa de Estágios Profissionais e de assinatura de contractos de microcrédito, no âmbito das actividades do RETFOP dirigidas à promoção da empregabilidade e criação de emprego para jovens diplomados do ensino técnico-profissional e dos cursos de formação profissional.

O acto de lançamento, aconteceu no último Julho, num dos auditórios do MAPTSS em Luanda.

Segundo a nota a que o Notícias de Angola teve acesso neste domingo, os estágios profissionais é um programa criado no âmbito de um parceria entre o INEFOP e o Projecto RETFOP – Revitalização do Ensino Técnico e da Formação Profissional, com financiamento da União Europeia.

O mesmo, visa proporcionar e apoiar um número estimado de 600 estágios profissionais, destinado a diplomados do ensino técnico profissional e da formação profissional, a realizar nas províncias de Benguela, Huambo, Huíla, Luanda, Moxico e Uíge, observando as condições gerais estabelecidas no Regulamento aprovado pelo Decreto Presidencial 300/2020, de 23 de Novembro, e no Regulamento especifico aprovado pelo Instrutivo nº 01/2022 de 5 de Julho de 2022, do INEFOP.

Os Estágios RETFOP são remunerados com uma bolsa de estágio variável em função da qualificação do estagiário e do sector de actividade da empresa onde se realizará o estágio, indexada ao salário mínimo nacional.

As bolsas de estágio são financiadas pelo INEFOP, em 90%, no caso de empresas, ou em 100%, no caso de instituições sem fins lucrativos ou de estagiárias do sexo feminino.

As candidaturas das empresas para apresentação de ofertas de oportunidades de estágio e as candidaturas de jovens ao Programa Estágios estão abertas até ao preenchimento das vagas disponíveis, num período definido pelo INEFOP.

Consta do comunicado, na ocasião procedeu-se à assinatura de Protocolos entre o INEFOP e os representantes de 21 empresas, entre as quais, o Grupo Teixeira Duarte, incluindo as 14 empresas do Grupo, a TECNOVIA, a MULTITEL, a EMBALVIDRO, a PROMETIM e Grupo FACAR, integrando 3 empresas.

Por outro lado, procedeu-se, ainda, a assinatura de contractos de microcrédito, entre a KIXICRÉDITO e 10 jovens empreendedores, para a criação do próprio emprego, no âmbito PAME – Programa de Apoio ao micro empreendedorismo, desenvolvido pelo RETFOP e implementado pelo INEFOP e pela KixiCrédito.

A cerimónia foi presidida pelo Secretário de Estado do Trabalho e Segurança Social e contou com a presença e as intervenções da Chefe da Delegação da União Europeia, Embaixadora Jeanette Seppen, do Embaixador de Portugal, Francisco Alegre Duarte e do Embaixador de França, Daniel Vosgien.

No início da cerimónia usaram da palavra o Director-Geral do INEFOP, Manuel Mbangui e o Coordenador-Geral do RETFOP, Alexandre Rosa.

estágios profissionaisINEFOPNotícias de AngolaProgramaRETFOP