A República Democrática do Congo (RDC) vai entrar, nos próximos dias, para rede global de conectividade por fibra óptica, depois de aquele governo ter anunciado o Grupo Paratus, juntamente com a Global Broadband Solutions (GBS), como vencedor do concurso internacional de exploração e manutenção exclusiva, do cabo de fibra óptica entre Muanda, na Costa Ocidental, e a capital da RDC Kinshasa.
A rede tem uma extensão de 620 quilómetros, lançado pelo Governo da RDC, para um período de 15 anos.
A nova operação do Grupo Paratus na RDC aumentará a capacidade e a qualidade das ligações para milhões de pessoas, assim como aumentar a conectividade entre a República Democrática do Congo e a SADC.
O acordo entre a FAST Congo e a SOCOF (Societe Congolaise de Fibre Optique), entidade governamental criada para gestão de infraestruturas de fibra óptica na RDC, foi assinado e anunciado passada semana. O referido acordo teve a validação de altas entidades do Governo da RDC e após assinatura, a Fast Congo deu início a actividades no sentido de activar a fibra óptica no terceiro trimestre de 2022, e desta forma prover serviços e aumentar a conectividade entre a RDC e a SADC
A Fast Congo é uma sociedade de direito congolês entre o Grupo Paratus e a GBS, criada para o estabelecimento de uma parceria estratégica público-privada com a SOCOF, para a exploração e manutenção do traçado de fibra Muanda-Kinshasa, um investimento inicial do Banco Mundial.
O Director Técnico do Grupo Paratus, Rolf Mendelsohn, considerou como sendo um desenvolvimento estratégico extremamente importante para o Grupo. “Não estamos apenas qualificados de forma única para construir essa auto-estrada de informação na RDC, como também estamos numa posição única para ligar este país à Angola, Zâmbia, entre outros, através da nossa própria rede. Este projecto apresenta-se como um grande potencial para a economia da região, uma vez tanto as empresas como os consumidores poderão usufruir de ligações de alta qualidade e alta capacidade. Estamos muito orgulhosos por sermos a empresa líder responsável por tornar esse projecto uma realidade” acrescentou.
Já o Director Executivo da FAST Congo, François-Xavier Kabemba, garante Já estarem em curso os trabalhos de instalação do equipamento necessário para acelerar a activação da rede de fibra óptica naquele país do centro de África. “Estamos comprometidos em fornecer ligações rápidas, seguras e de qualidade às pessoas e empresas da RDC, para que possam beneficiar das oportunidades ilimitadas oferecidas pela fibra”.
Ao acrescentar a RDC à sua infraestrutura terrestre, o Grupo Paratus, ratifica a sua contínua expansão em África, que agora inclui escritórios em sete países da SADC, quatro Data Centers, cinco Estações terrestres de satélite com mais de seis mil clientes a utilizarem serviços de conectividade em mais de 30 países africanos, um estação de amarração do cabo submarino Equiano da Google na Namíbia e dois pontos de presença internacional (PoPs) no Reino Unido, Europa e EUA.
Sobre o Grupo Paratus
Paratus é a rede de qualidade de África. De olho no futuro, o grupo Paratus está a investir em infra-estruturas e a estabelecer-se como um actor-chave na prestação de serviços integrados de rede em toda a África. O grupo Paratus é gerido por uma equipa de profissionais apaixonados e operacional em Angola, Botswana, Moçambique, Namíbia, África do Sul, e Zâmbia.
Com uma rede alargada de serviços via satélite focada em conectividade está presente em 30 países africanos e liga milhares de clientes remotos em África, conectando assim empresas africanas em todo o continente e fornecendo um serviço de excelência de ponta a ponta. A presença do grupo estende-se para além de África até aos POP internacionais (pontos de presença) no Reino Unido, Europa e EUA.
Nascido e criado em África, o grupo Paratus está a pensar em grande à medida que aumenta a sua presença para entregar a rede de qualidade de África. Ao compreender as oportunidades únicas que a África oferece às empresas e aos indivíduos para quebrar fronteiras e estabelecer ligações sem limites, o Grupo Paratus está empenhado em elevar a fasquia para fornecer conectividade de alta qualidade em África.
Sobre a Global Broadband Solution (GBS)
A Global Broadband Solution (GBS) é uma empresa especializada na oferta de soluções especializadas para o sector das telecomunicações que, desce 2004, oferece serviços em fibra óptica, Vsat e Wimax a grandes empresas presentes na África subsaariana, principalmente, na República Democrática do Congo.
Com uma vasta gama de serviços de telecomunicações e TI, a GBS estabeleceu uma posição de destaque no mercado congolês assegurando, desta forma, uma melhor oferta de conectividade aos seus clientes, tanto empresas como particulares.
Formada por uma equipa de engenheiros e técnicos experientes e altamente qualificados, a GBS está sempre pronta a prestar assistência permanente a todos os seus clientes no continente africano através de equipamentos de alta performance ligando os ao mundo da Internet, a partir dos seus centros de transmissão até ao equipamento terminal final.