O país cabe aqui.

RDC entra na Rota da conectividade por fibra óptica

A República Democrática do Congo (RDC) vai entrar, nos próximos dias, para rede global de conectividade por fibra óptica, depois de aquele governo ter anunciado o Grupo Paratus, juntamente com a Global Broadband Solutions (GBS), como vencedor do concurso internacional de exploração e manutenção exclusiva, do cabo de fibra óptica entre Muanda, na Costa Ocidental, e a capital da RDC Kinshasa.

A rede tem uma extensão de 620 quilómetros, lançado pelo Governo da RDC, para um período de 15 anos.
A nova operação do Grupo Paratus na RDC aumentará a capacidade e a qualidade das ligações para milhões de pessoas, assim como aumentar a conectividade entre a República Democrática do Congo e a SADC.
O acordo entre a FAST Congo e a SOCOF (Societe Congolaise de Fibre Optique), entidade governamental criada para gestão de infraestruturas de fibra óptica na RDC, foi assinado e anunciado passada semana. O referido acordo teve a validação de altas entidades do Governo da RDC e após assinatura, a Fast Congo deu início a actividades no sentido de activar a fibra óptica no terceiro trimestre de 2022, e desta forma prover serviços e aumentar a conectividade entre a RDC e a SADC
A Fast Congo é uma sociedade de direito congolês entre o Grupo Paratus e a GBS, criada para o estabelecimento de uma parceria estratégica público-privada com a SOCOF, para a exploração e manutenção do traçado de fibra Muanda-Kinshasa, um investimento inicial do Banco Mundial.
O Director Técnico do Grupo Paratus, Rolf Mendelsohn, considerou como sendo um desenvolvimento estratégico extremamente importante para o Grupo. “Não estamos apenas qualificados de forma única para construir essa auto-estrada de informação na RDC, como também estamos numa posição única para ligar este país à Angola, Zâmbia, entre outros, através da nossa própria rede. Este projecto apresenta-se como um grande potencial para a economia da região, uma vez tanto as empresas como os consumidores poderão usufruir de ligações de alta qualidade e alta capacidade. Estamos muito orgulhosos por sermos a empresa líder responsável por tornar esse projecto uma realidade” acrescentou.
Já o Director Executivo da FAST Congo, François-Xavier Kabemba, garante Já estarem em curso os trabalhos de instalação do equipamento necessário para acelerar a activação da rede de fibra óptica naquele país do centro de África. “Estamos comprometidos em fornecer ligações rápidas, seguras e de qualidade às pessoas e empresas da RDC, para que possam beneficiar das oportunidades ilimitadas oferecidas pela fibra”.
Ao acrescentar a RDC à sua infraestrutura terrestre, o Grupo Paratus, ratifica a sua contínua expansão em África, que agora inclui escritórios em sete países da SADC, quatro Data Centers, cinco Estações terrestres de satélite com mais de seis mil clientes a utilizarem serviços de conectividade em mais de 30 países africanos, um estação de amarração do cabo submarino Equiano da Google na Namíbia e dois pontos de presença internacional (PoPs) no Reino Unido, Europa e EUA.

Sobre o Grupo Paratus
Paratus é a rede de qualidade de África. De olho no futuro, o grupo Paratus está a investir em infra-estruturas e a estabelecer-se como um actor-chave na prestação de serviços integrados de rede em toda a África. O grupo Paratus é gerido por uma equipa de profissionais apaixonados e operacional em Angola, Botswana, Moçambique, Namíbia, África do Sul, e Zâmbia.
Com uma rede alargada de serviços via satélite focada em conectividade está presente em 30 países africanos e liga milhares de clientes remotos em África, conectando assim empresas africanas em todo o continente e fornecendo um serviço de excelência de ponta a ponta. A presença do grupo estende-se para além de África até aos POP internacionais (pontos de presença) no Reino Unido, Europa e EUA.
Nascido e criado em África, o grupo Paratus está a pensar em grande à medida que aumenta a sua presença para entregar a rede de qualidade de África. Ao compreender as oportunidades únicas que a África oferece às empresas e aos indivíduos para quebrar fronteiras e estabelecer ligações sem limites, o Grupo Paratus está empenhado em elevar a fasquia para fornecer conectividade de alta qualidade em África.

Sobre a Global Broadband Solution (GBS)
A Global Broadband Solution (GBS) é uma empresa especializada na oferta de soluções especializadas para o sector das telecomunicações que, desce 2004, oferece serviços em fibra óptica, Vsat e Wimax a grandes empresas presentes na África subsaariana, principalmente, na República Democrática do Congo.
Com uma vasta gama de serviços de telecomunicações e TI, a GBS estabeleceu uma posição de destaque no mercado congolês assegurando, desta forma, uma melhor oferta de conectividade aos seus clientes, tanto empresas como particulares.
Formada por uma equipa de engenheiros e técnicos experientes e altamente qualificados, a GBS está sempre pronta a prestar assistência permanente a todos os seus clientes no continente africano através de equipamentos de alta performance ligando os ao mundo da Internet, a partir dos seus centros de transmissão até ao equipamento terminal final.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies