Notícias de Angola – O presidente russo, Vladimir Putin anunciou hoje, quinta-feira, que a Rússia poderá enviar gratuitamente entre 25.000 e 50.000 toneladas de cereais a seis países do continente africano, soube hoje o Notícias de Angola.
Por: Mateus Sorte
Falando na abertura da cimeira Rússia-África, em São Petersburgo (Rússia), o líder afirmou que “nos próximos três a quatro meses estaremos prontos para fornecer gratuitamente entre 25.000 e 50.000 toneladas de cereais ao Burkina Faso, Zimbabwe, Mali, Somália, República Centro-Africana e Eritreia”.
A informação foi avançada pelo meio de Comunicação português, Sic Notícias, e dá conta ainda que a Rússia irá suportar também o custo do transporte dos grãos.
As palavras do chefe de Estado russo foram transmitidas por uma televisão daquele país europeu, lê-se na notícia, argumento que “surgem num contexto de preocupação entre os países africanos, na sequência da recente rescisão do acordo sobre a exportação de cereais ucranianos para o Mar Negro”.
A Cimeira Rússia-África, considerado um importante fórum e plataforma de intercâmbio, ocorre num contexto diferente pela ameaça aparente da continuidade do acordo de cereais russo e ucraniano do qual muitos Estados africanos são dependentes.
A primeira edição aconteceu em 2019 e segunda acontece de hoje, 27 de Julho até amanhã, 28, em São Petersburgo, na Rússia, com a participação de 49 dos 54 países de África, conforme algumas informações.
O Chefe de Estado, João Lourenço, está a ser representado no encontro pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, que se encontra, desde terça-feira na em solo russo.