Por: Ivanine Silva
Andre Sinela promotor do projecto agricóla Ombuto Yetu em português “A nossa semente”, foi recebido nesta quarta-feira em Luanda, pelo Vice-presidente da República.
Bornito de sousa inteirou-se das grandes iniciativas e do empreendedorismo de André Sinela e do seu perficil académico.
Ombuto Yetu consiste na instalação de uma escola de campo que visa apresentar soluções para a melhoria e multiplicação de sementes locais, bem como a aplicação de boas práticas agrícolas. Promovido pelo Governo francês, “Saison África 2020”, é um projecto pan-africano, multicultural e pluridisciplinar.
Seleccionado pela Next Einstein Fórum e a rede de embaixadas francesas em África, André Sinela integra, desta feita, o grupo representado por 27 países africanos, que apostam na divulgação da ciência.
Natural da província do Huambo, André recebeu o título de PhD, pelo Centro Internacional de Estudos Superiores em Ciências Agronómicas de França. É igualmente, Mestre em Tecnologia Alimentar e Engenheiro agrónomo pela Faculdade de Ciências Agrárias do Huambo (FCA).
Em 2018, foi premiado na categoria de Destaque Académico do Projecto “Angola 35 Graus” e foi considerado o PhD mais novo de Angola, naquele ano.