Profissionais partilharam conhecimentos e experiências na 5ª Semana da Comunicação da UPRA

Desde terça-feira (23),  que a Universidade Privada de Angola (UPRA),  vários profissionais da comunicação, têm partilhado conhecimento e experiência aos estudantes, na  5ª Semana da Comunicação da UPRA, sob o lema “A Sociedade e a Comunicação”.

Promovida pela da Faculdade de Ciência Sociais e  Humanas e Politicas da referida Universidade, com o intuito de promover uma reflexão em torno de questões actuais ligadas ao campo.

O Vice-reitor da  UPRA para os Assuntos Científicos, Professor Doutor José Ribeiro, a quem coube a responsablidade de proferir o discurso de abertura desta actividade, citou na sua alocução a Agenda de 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, que considera a Comunicação Social livre como uma trace mestra em todo o processo de democratização de qualquer sociedade.

Para João Demba, decano da Faculdade de Ciências Sociais e Huamana, João declarou ao Portal Noticiasdeangola, com a aprovação do pacote legislativo da Comunicação Social, o Decreto Presidencial sobre a criação dos Gabinetes de Comunicação Institucional e Imprensa, a criação da Entidade Reguladora da Comunicação em Angola (ERCA) o país, ganha um novo paradigma de comunicação.

Foram enquadradas às festividades da 5ª Semana de Comunicação da “UPRA”, uma  conferência com o tema “A Formação em Comunicação Social e o Mercado de Emprego em Angola” que contou com os prelectores os comunicólogos Adebayo Vunge e Bento dos Santos, que apresentaram as suas posições em relação ao estado actual da formação e o mercado de emprego em Angola.

Adebayo Vunge, Comunicólogo e autor de duas obras da área da comunicação, citou três grandes domínios exigidos hoje para o profissional que queira ser bem sucedido actuando na área da comunicação, nomeadamente: O domínio das novas tecnologias de comunicação e informação; a automação e a robótica, bem como a cultura geral, por sua vez, Bento dos Santos, também comunicólogo e autor do livro “Comunicação e Opinião Pública” focou a sua abordagem na necessidade do profissional, fazer, para afirmar-se enquanto profissão liberal, a semelhança do que acontece em outras áreas da comunicação.

Foram também realizados, workshops voltados a temática Internet e negócios, da criação e gestão de páginas de facebook, do marketing de conteúdos e da transformação de ideias em negócio na Internet.

A 4ª Semana de Comunicação da Universidade Privada de Angola (UPRA), realizada em 2017, contou com a presnça do ministro da Comunicação Social, João Melo, que durante a sua intervenção apelou ao estabelecimento de sinergias entre as academias de Ensino e o Ministério da Comunicação Social, com vista a melhorar a qualidade que se impõe neste momento no secto.

Participaram das actividades enquadradas na 5ª Semana da Comunicação da UPRA, estudantes da referida instituição e de outras instituições, Docentes, profissionais da comunicação social e interessados na área.

A Semana da Comunicação da UPRA teve inicio no dia 23 e terminou na última sexta feira  26 de Outubro de 2018 sob o lema “A Sociedade e a Comunicação”.

 

 

5ª Semana da ComunicaçãoProfissionais partilham conhecimentos e experiênciasUPRA