Por: Ivanine Silva
No quadro da visita do Príncipe Harry à Angola, para dar continuidade ao legado de sua mãe, a Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, apresentou, ao Duque de Sussex, a Campanha Nascer Livre para Brilhar, no último sábado, no Palácio presidencial.
Na sequência da audiência que o chefe de Estado angolano concedeu ao Príncipe, antes da sua viagem de regresso à África do Sul, onde encontra-se com a família, o Príncipe foi esclarecido sobre as metas e objectivos da Campanha Nascer Livre para Brilhar.
A campanha visa, até 2025, acabar com a SIDA pediátrica em Angola, por intermédio do acesso gratuito a serviços de qualidade de prevenção da transmissão do VIH de mãe para filho.
Em Angola, a campanha foi lançada pela Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço, a 1 de Dezembro de 2018, na província do Moxico, por ocasião da passagem do Dia Mundial de Luta contra a SIDA, onde foi formado um enorme laço solidário com mais de 5 mil pessoas em homenagem às vítimas da SIDA.
Nascer Livre para Brilhar é uma campanha de iniciativa da Organização das Primeiras-Damas Africanas contra o VIH/ SIDA (OAFLA/OPDAD) cujo objectivo é reforçar o compromisso político das nações africanas de acabar com a SIDA na infância até 2030 e manter as mães saudáveis.
Angola conta actualmente com um plano de prevenção da transmissão de mãe para filho do VIH integrado em 650 serviços de consulta pré-natal, em 163 municípios das 18 províncias, o que tem permitido o aumento do número de pessoas abrangidas pela Campanha.