Trata-se de mais um centro rural de capacitação de artes e ofícios destinado a jovens adolescentes desfavorecidos que visa a criação de condições para a sua integração no mercado de trabalho.
O Ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Dr. Jesus Faria Maiato, inaugurou esta Sexta-feira, 28 de Setembro, uma nova Cidadela Jovens de Sucesso na Província de Cabinda, Comuna do Dinge.
Este novo centro rural de capacitação de artes e ofícios, destinado a jovens adolescentes desfavorecidos com idades compreendidas entre os 14 e os 16 anos de idade, é o resultado de uma parceria entre o MAPTSS e a Focus Education, empresa subsidiária do Grupo Mitrelli especializada em projectos chave-na-mão nas áreas da educação e formação profissional.
A cerimónia de inauguração contará ainda, entre outras entidades, com a presença do Governador Provincial de Cabinda, Dr. Eugénio Laborinho, membros do Governo Provincial, Directores nacionais e equiparados do MAPTSS, autoridades eclesiásticas, locais e tradicionais e representantes da Focus Education.
Na nova Cidadela a formação tem a duração de três anos e engloba um curso obrigatório, na área da agricultura, e três cursos opcionais, nos domínios da carpintaria e marcenaria, serralharia e electricidade de baixa tensão. A instituição, que tem uma capacidade de 200 alunos de ambos os sexos em regime de externato, conta, na altura em que é inaugurada, com 60 alunos.
Em termos de infraestruturas produtivas, a Cidadela do Dinge conta com estufas agrícolas e campos abertos, aviários para galinhas poedeiras e uma incubadora para pintos. Na componente de agricultura em campo aberto, a Cidadela inclui um método agrícola inovador, designado “Mandala”, baseado em culturas sustentáveis cultivadas em círculos concêntricos, método fácil e eficaz que os jovens podem depois adoptar e pôr em prática nos seus locais de origem.
A Cidadela, onde trabalham 35 pessoas, na sua maioria da região, conta ainda com algumas infraestruturas de carácter social, como um refeitório e outras estruturas de apoio.
Encontrando-se no seu primeiro ano de actividade, ou seja, o chamado ano operacional, a Focus Education está a acompanhar o projecto e a dar formação a todos os funcionários, em várias áreas, designadamente gestão administrativa e financeira, gestão pedagógica e projecto educativo, entre outras.
Para além desta nova Cidadela, a Focus Education construiu as Cidadelas Jovens de Sucesso de Cabiri, na Província de Luanda, e Sacassange, no Moxico, ambas em operação. Em fase final de construção está a Cidadela de Caculama, em Malanje, e em avançada fase de projecto as Cidadelas da Matala, na Huíla e de Cangola, no Uíge.
Os objectivos destas Cidadelas são a promoção da qualidade de vida nas comunidades onde se inserem e a criação de condições que permitam a capacitação dos jovens e a sua integração equilibrada no mercado de trabalho, em áreas como agro-indústria, manutenção de máquinas agrícolas, canalização, carpintaria e marcenaria, serralharia e electricidade de baixa tensão, entre outras.