O país cabe aqui.

População da comuna do Dinge, em Cabinda, recebe nova Cidadela Jovens de Sucesso

Trata-se de mais um centro rural de capacitação de artes e ofícios destinado a jovens adolescentes desfavorecidos que visa a criação de condições para a sua integração no mercado de trabalho.

O Ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Dr. Jesus Faria Maiato, inaugurou esta Sexta-feira, 28 de Setembro, uma nova Cidadela Jovens de Sucesso na Província de Cabinda, Comuna do Dinge.

Este novo centro rural de capacitação de artes e ofícios, destinado a jovens adolescentes desfavorecidos com idades compreendidas entre os 14 e os 16 anos de idade, é o resultado de uma parceria entre o MAPTSS e a Focus Education, empresa subsidiária do Grupo Mitrelli especializada em projectos chave-na-mão nas áreas da educação e formação profissional.

A cerimónia de inauguração contará ainda, entre outras entidades, com a presença do Governador Provincial de Cabinda, Dr. Eugénio Laborinho, membros do Governo Provincial, Directores nacionais e equiparados do MAPTSS, autoridades eclesiásticas, locais e tradicionais e representantes da Focus Education.

Na nova Cidadela a formação tem a duração de três anos e engloba um curso obrigatório, na área da agricultura, e três cursos opcionais, nos domínios da carpintaria e marcenaria, serralharia e electricidade de baixa tensão. A instituição, que tem uma capacidade de 200 alunos de ambos os sexos em regime de externato, conta, na altura em que é inaugurada, com 60 alunos.

Em termos de infraestruturas produtivas, a Cidadela do Dinge conta com estufas agrícolas e campos abertos, aviários para galinhas poedeiras e uma incubadora para pintos. Na componente de agricultura em campo aberto, a Cidadela inclui um método agrícola inovador, designado “Mandala”, baseado em culturas sustentáveis cultivadas em círculos concêntricos, método fácil e eficaz que os jovens podem depois adoptar e pôr em prática nos seus locais de origem.

A Cidadela, onde trabalham 35 pessoas, na sua maioria da região, conta ainda com algumas infraestruturas de carácter social, como um refeitório e outras estruturas de apoio.

Encontrando-se no seu primeiro ano de actividade, ou seja, o chamado ano operacional, a Focus Education está a acompanhar o projecto e a dar formação a todos os funcionários, em várias áreas, designadamente gestão administrativa e financeira, gestão pedagógica e projecto educativo, entre outras.

Para além desta nova Cidadela, a Focus Education construiu as Cidadelas Jovens de Sucesso de Cabiri, na Província de Luanda, e Sacassange, no Moxico, ambas em operação. Em fase final de construção  está a Cidadela de Caculama, em Malanje, e em avançada fase de projecto as Cidadelas da Matala, na Huíla e de Cangola, no Uíge.

Os objectivos destas Cidadelas são a promoção da qualidade de vida nas comunidades onde se inserem e a criação de condições que permitam a capacitação dos jovens e a sua integração equilibrada no mercado de trabalho, em áreas como agro-indústria, manutenção de máquinas agrícolas, canalização, carpintaria e marcenaria, serralharia e electricidade de baixa tensão, entre outras.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies