Petro de Luanda e Otchiva ampliam plantação de Mangais

Notícias de Angola – O Petro de Luanda em colaboração com a New Fortress Energy (NFE) e a organização ambiental Otchiva, participaram na última semana, de uma campanha para plantar cerca de  6000 árvores de Mangais na província de Luanda.

A iniciativa ambiental da liga que influencia a plataforma coletiva da BAL, as suas equipas, os jogadores e os adeptos a defenderem uma maior responsabilidade ambiental, a terem um impacto positivo na vida das pessoas e a ajudarem a desenvolver a próxima geração de líderes com consciência ambiental.

Segundo Comunicado que o Notícias de Angola teve acesso hoje, com objectivo de se comemorar a expansão da campanha “Threes for Trees” para Angola, os jogadores do Petro de Luanda Carlos Morais, Lukeny Gerson, Childe Dundao e Jone Pedro juntaram-se ao treinador principal José Neto e a 100 voluntários da comunidade para uma cerimónia de plantação de árvores em Luanda. A BAL, a NFE e a Otchiva juntar-se-ão para plantar as restantes árvores em Humpata, uma cidade e município na região angolana de Huila.

O documento aponta que em Angola, a campanha ajudará a aumentar a sensibilização para a desertificação na parte sul do país, onde o deserto da Namíbia está a expandir-se e a ter impacto nas comunidades locais, incluindo em Humpata.

O deserto em expansão torna a região mais suscetível de experienciar um ciclo de seca duradouro que poderá afetar a população local e o gado. Para além do número de mortes humanas e animais, outras consequências do ciclo de seca são a fome, a insegurança alimentar, a migração forçada e o aumento de surtos de doenças.

A campanha contribuirá para o objetivo da Otchiva de plantar mil milhões de árvores até 2031 e criar um muro verde no sul de Angola. A BAL irá também trabalhar com a Otchiva para, em conjunto, criarem materiais educativos e oportunidades de envolvimento para atletas e membros da comunidade.

“Estamos orgulhosos do impacto que a BAL está a causar nas comunidades de todo o continente para aumentar a consciência para os efeitos das alterações climáticas e da desertificação”, afirmou o Presidente da BAL, Amadou Gallo Fall.

“Quero agradecer à New Fortress Energy, à Otchiva e ao Petro 2 de Luanda por apoiarem a nossa campanha ‘Threes for Trees’ em Angola, e ajudarem a aumentar a sensibilização para esta questão crítica que todos nós enfrentamos.” “Estamos gratos pela oportunidade de contribuir para a capacitação das comunidades na luta contra as alterações climáticas”, afirmou a fundadora e CEO da Otchiva, Fernanda Renée. “Para além de inspirarmos e motivarmos ações concretas, estamos a deixar um legado e uma contribuição para a sustentabilidade das próximas gerações.” Durante a segunda época da BAL, o Petro de Luanda fez 80 triplos, o que resultou na seleção de Angola para a campanha “Threes for Trees”.

 Pela segunda época consecutiva, o Petro de Luanda foi a equipa que mais triplos marcou na liga. Nas finais da BAL, em maio, alguns jogadores, treinadores e funcionários visitaram a aldeia Umusambi nos arredores de Kigali para ajudar a comunidade local a compreender melhor os efeitos das alterações climáticas e a importância de plantar e cuidar das árvores.

 A 28 de maio, o US Monastir da Tunísia derrotou o Petro de Luanda de Angola por 83-72 e venceu a final da BAL 2022, que teve lugar na BK Arena em Kigali, no Ruanda, e foi transmitida para os fãs de 215 países e territórios.

A temporada de 2022 da BAL gerou mais de mil milhões de impressões nas redes sociais e nos meios digitais.