Notícias de Angola – O autor angolano Paulo Figueira vai lançar, esta sexta-feira, dia oito, a sua primeira obra literária intitulada “Monges de Salém e o Político Foragido”, em acto que ocorrerá no Palácio de Ferro em Luanda.
A obra que comporta 153 páginas está repartida em 20 capítulos e sai sob chancela da editora Caneta de Estilo.
O livro prefaciado pela escritora angolana Isabel Ferreira, é uma conquista do autor, desenvolvida durante dez anos.
Em declarações ao Notícias de Angola, Paulo Figueira realçou que a obra retrata uma história de amor vivida alguns anos na fronteira entre os bairros malanjino e popular na capital do país, onde passou a sua infância.
O autor explicou ainda que os seus trabalhos estão ligados à dramaturgia e, segundo o mesmo, o mundo do teatro propicia uma dinâmica própria.
Conforme o “estreante no mundo da literatura”, este trabalho será apresentado em Portugal, Holanda e nos Estados Unidos da América (EUA).
Natural de Malanje, Paulo Figueira é licenciado em Engenharia Informática, pela Universidade Independente de Angola, Mestre em Business Intelligence & Analytics, pela Saint Joseph ‘s University, em Philadelphia, EUA.
Dedica-se às artes, levando consigo um extenso historial, com particular realce para o Teatro.
Além de dirigir e actuar em várias peças, Paulo Figueira teve passagem pela Associação Internacional de Teatro adstrita à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
É membro fundador da Associação de Teatro Universitário de Angola (ATUA) e director do Festival de Teatro Universitário de Angola (FETU), durante quase 10 anos.
Fundador, encenador e actor do grupo Atu Wa Ube Teatro, em 2001, e do grupo de teatro Universitário Uniartes, em 2004.
Como actor, trabalhou em Televisão, em curtas aparições em novelas angolanas e em diversas campanhas publicitárias, mas foi com o teatro o seu maior compromisso, exercendo a função de professor para adolescentes. Actualmente encontra-se a residir no estado de Filadélfia, EUA.