Patrício Batsîkama lança livro sobre “Origens do Reino do Kôngo”

Patrício Batsîkama historiador angolano lançou na noite desta quarta-feira, o livro intitulado  “Origens do Reino do Kôngo” na União dos Escritores Angolanos (UEA), em Luanda.

Livro sobre “Origens do Reino do Kôngo” do Historiador, Patrício Batsîkama

A obra que encerra a trilogia sobre as “Origens do reino do Kôngo”, que o o historiador começou em 2010, a divulgar, orientar a pesquisa sobre a localização de arquivos, relatos dos missionários e a tradição oral do Kongo.

O historiador fez saber durante o acto de lançamentor que a comunidade Bankongo, desde o século XVII, tem escrito a sua história, daí que existem dados que confirmam a impotência e o poder do reino do Kongo.

Deste modo, Batsîkama o também docente Universitário, falou da necessidade da pesquisa de campo para melhor percepção da historia do país e do Reino do Kongo.

“O estado angolano deve investir fortemente na cultura o que facilitará o acesso as pesquisas” aconselhou.

A obra saiu pela editora Edutoco e teve uma tiragem de mil exemplares.

Natural da província do Uíge, Patrício Batsîkama é autor de obras sobre a história de Angola e África, com destaque para “O Reino do Kongo e a sua Origem Meridional”, “Makela ma Zombo”, e “Introdução a História das Artes em África”.

É docente do Instituto Superior Politécnico Tocísta (ISPT), de onde também é coordenador do Centro de Estudos e Investigação Científica Aplicada (CEICA).

LivroOrigens do Reino do KôngoPatrício Batsikama