Notícias de Angola – O Grupo Paratus e Oneweb empresa pan-africana de telecomunicações, assinaram hoje a celebração da parceria de distribuição dos seus serviços.
Segundo um comunicado que o Notícias de Angola teve acesso, o acordo vai possibilitar à Paratus disponibilizar as soluções de conectividade de satélite de baixa órbita terrestre (LEO) da OneWeb em África, tão breve esta rede esteja operacional em 2023.
Conforme o documento, este acordo tem como objectivo disponibilizar serviços de comunicações via satélite aos clientes da Paratus em 37 países em África, especialmente aos localizados em comunidades rurais e remotas.
A divulgação desta notícia segue-se à celebração do acordo plurianual entre a OneWeb e a Paratus para a construção de um teleporto em Luanda, Angola, previsto para estar operacional na segunda metade de 2023.
Esta nova infraestrutura vai facilitar a oferta de conectividade de alta velocidade e baixa latência da OneWeb a empresas, instituições públicas, bem como escolas, clínicas e hospitais em zonas remotas e pouco servidas.
O anúncio de hoje resulta dos avanços significativos que ambas as empresas têm realizado em prol da melhoria da conectividade em África. A OneWeb tem vindo a construir as suas estações terrestres de satélite em Angola, África do Sul, Gana, Senegal e nas Maurícias, perspectivando, continuamente, desenvolver parcerias estratégicas para implementar as suas soluções cada vez mais alargadas de cobertura de serviços de comunicações. Por sua vez, a Paratus lançou recentemente a sua ligação de fibra óptica entre Angola e a República Democrática do Congo (RDC), inaugurou dois novos Data Centers, na Zâmbia e na Namíbia, e concluiu a cobertura de rede em todas as províncias de Angola.
Para Stephen Beynon, Director Comercial da OneWeb, “O acordo de hoje aproxima-nos ainda mais de concretizar a nossa missão de reduzir as barreiras da infoexclusão.”. Mais adinatou que “ao agregar o potencial da nossa rede LEO com a escala e expertise da Paratus, estou confiante de que seremos capazes de disponibilizar a clientes e às comunidades africanas todos os benefícios que as nossas soluções de conectividade podem proporcionar.”
“Este acordo de distribuição de serviços da OneWeb é uma grande conquista para nós e confirma a nossa considerável capacidade e expressão em África”, afirmou Schalk Erasmus, CEO do Grupo Paratus. “Celebrar este acordo com a OneWeb permitir-nos-á, ainda, concretizar a nossa visão de transformar África através de infraestruturas digitais e serviços de apoio ao cliente excepcionais.”
Por sua vez, Martin Cox, CCO do Grupo Paratus, acrescentou: “Ser escolhido como parceiro de distribuição da OneWeb, confirma o nosso compromisso de construir relações de sucesso e de confiança. A tecnologia LEO é uma evolução na forma de disponibilizar conectividade de alta velocidade e baixa latência em toda a África, incluindo nas áreas remotas e pouco servidas.”