Por: Menehamo Bernardo
Notícias de Angola – Com objectivo de receber e disponibilizar dados de pessoas físicas e jurídicas a nível do país, visando diversificar as opções de crédito no mercado angolano, foi apresentado na última semana, a Bureau Central de Informação Privada de Crédito S.A.
A base de dados, vai possibilitar a partilhar informações sobre o histórico e perfil dos clientes com a Central de Crédito, no sentido de permitir com que os bancos comerciais, seguradoras, empresas de energia, água e telecomunicações, possam avaliar melhor os riscos, para evitar o crédito malparado na economia nacional.
Neste momento, segundo avançou a PCA Adriana Dias, neste momento os responsáveis da Central de Crédito estão a manter encontros e assinar contratos com fornecedores de bens e serviços a prazo, tendo ainda desenvolvido um trabalho em conjunto com o governo e o ministério da Economia para auxiliar.
O Bureau da Central Privada de Informação de Crédito S.A prevê iniciar a recepção das informações dos consumidores de diversos produtos ou clientes de empresas credoras até ao final deste ano.
Segundo a directora de Relação com o Mercado, Julay Morais a central vai facilitar a interacção entre as empresas que oferecem um determinado produto por crédito e os clientes, sem que o consumidor precise de implorar a um agente bancário.
Licenciada em Fevereiro de 2022, a Central Privada de Informação de Crédito S.A é a primeira instituição do género em Angola, que tem a supervisão da APD angolano.
Além dessa instituição, as centrais de informação de crédito estão presentes em mais de 250 países do mundo, dos quais 40 em 20 países de África.