Por: Ivanine Silva
A Angola 2000, ONG angolana especializada em desarmamento da população civil, lança, no mês em que é comemorada a “Semana Mundial do Desarmamento”, uma campanha de comunicação para assinalar a efeméride, lembrando do impacto nocivo que as armas, em posse da população civil, têm na afirmação da cultura de violência.
De acordo com uma nota que o Notícias de Angola teve acesso, esta campanha campanha consiste num conjunto de anúncios publicitários, sendo que cada um mostra uma metralhadora montada com as peças totalmente trocadas, tornando-a impossível de usar.
Os anúncios comunicam a mensagem: Guerra, já é tempo de esquecer como se faz. É feita uma alusão ao passado de guerra do país e como os quase 20 anos transcorridos desde o fim do conflito armado demonstram a importância de esquecer como se monta uma arma e como se faz guerra.
Engajada na promoção do desarmamento da população civil em Angola a sensivelmente 20 anos, a ONG Angola 2000, juntou-se à agência de comunicação ISENTA, para desenvolver a campanha que, para a sua divulgação, conta com a parceria da Media Rumo, que vai divulgar nas suas plataformas de comunicação ao longo da semana do desamamento.
Segundo a Comissão Nacional para o Desarmamento da População Civil de Angola, desde Março de 2008 até aos tempos presentes, em todo país, foram recolhidas um total de 111 mil e 889 armas de fogo de diversos calibres, bem como a destruição de um total de 79 mil 739 armas.
A campanha, que teve a supervisão de António Pascoa, contou com a Direcção Criativa e de Arte de Fernando Freitas, com redacção de Marcelo Coli, sendo que as imagens foram desenvolvidas por Guilherme Duarte, do CGI Studio.