Por Victória Pinto
O maior evento do país dedicado a casamentos, denominado “Noiva Angola”, realizado no último fim-de-semana, no complexo girafa, contou nesta edição com 26 expositores, que durante três dias divulgaram os seus produtos e serviços.
Segundo Yannick Madiba, produtor do evento, não obstante a crise, o casamento é o negócio mais rentável em Angola e a feira vem para ajudar os casais na escolha de bens e serviços para o casamento, mas também no aconselhamento para a vida a dois através de palestras.6
Filomena Soares represetando Inês Noiva, declarou ao Notícias de Angola que é uma honra participar desta feira porque ela possibilita angariar mais clientes.
“É a segunda vez que estamos a participar, crescemos muito e estamos a melhorar a cada dia que passa por causa da organização da feira Noiva Angola”.
Pelo facto da indústria de casamento estar a cada vez mais desenvolvida e por ser preciso inovar todos os dias a Agnes Yozenny Traças africanas, decidiu oferecer as noivas angolanas uma forma de estar bonita no dia D, com tranças que realçam e valorizam a beleza da mulher africana em particular angolana.
“Nós usamos materiais e temos um conceito totalmente africano, nosso objectivo é mostrar que não é só das perucas e cabelos brasileiros que as mulheres sobrevivem, toda e qualquer noiva pode casar de tranças e fica muito bonita”, falou representando a marca, Ivanisia Matias dos Santos.
O jovem casal Suzana e Miguel Costa, que estão a preparar o casamento, reconhecem que a feira Nacional de noivos veio ajudar na escolha dos serviços para o casamento e que existe muita coisa boa na exposição, mas os preços chegam a ser assustadores.
“Tem bons expositores, casar não é fácil, acho que as empresas independentemente da qualidade que apresentam, podiam pensar um pouquinho, porque o desejo de casar é tanto mas quando olhamos no orçamento é complicado. Nem todo mundo tem essa gestão financeira que possibilita dar resposta aos preços que eles dão”.
A feira terminou com uma gala de premiação as empresas ligadas a indústria de casamento que mais se destacaram este ano, com destaque par melhor aconselhamento para casais – Cárita Celedónio, melhor mestre de cerimónia – Edilson Pitra, acções beneficentes – Puto Prata e o prémio carreira entregue a Aurora Lopes.
De acordo com Judite da Silva, mentora do projecto, esta foi uma edição muito positiva, apesar das dificuldades de algumas empresas em conseguir matéria-prima a Noiva Angola conseguiu mostrar o que de melhor Angola tem na indústria de casamento.
A organização do evento prevê a próxima feira para Julho do próximo ano no complexo girafa e acredita que terá mais mais variedade de expositores nacionais.