Notícias de Angola – A temporada 2024 do projecto “Noite de Poesia” vai abrir, no próximo dia 28 de Fevereiro, no espaço cultural Fundação Arte e Cultura na ilha de Luanda, com a homenagem à escritora Cremilda Lima.
O projecto tem como objetivo enaltecer figuras e obras que contribuem para a dinâmica e o desenvolvimento da literatura e da cultura angolana.
Segundo a nota que o Noticas de Angola teve acesso hoje, o acto vai contar com testemunhos e declamação de poesias nas vozes de África Gomes, Emília Comena, Lucas Cassule, Lurdes Nzumba, Fernanda Gonga, Alzira Simões, Sangano Kiluanji, entre outros.
Durante a cerimónia, a escritora concederá autógrafos e terá ainda animação musical da Banda O’mwenho Groove e Papeline, bem como a exibição de teatro do grupo Jovens da Mulemba.
A “Noite de Poesia” é um projecto da Fundação Arte e Cultura, existente há cerca de 7 anos e acontece nas ultimas quartas-feiras de cada mês nas instalaçoes da mesma organização.
Maria Cremilda Martins Fernandes Alves de Lima nasceu a 25 de Março de 1940, em Luanda, tem várias formações no ramo da Pedagogia e Línguas.
A homenageada tem participação no Projecto Educativo INIDE/GULBENKIAN e em atividades pedagógico-didácticas no contexto do projecto UNICE/alfabetização com a história “As vacinas” ilustrada por Paula Lima.
Fez parte do grupo de Língua Portuguesa com a missão de transformar, modificar e adequar os programas, manuais e guias pedagógicos com carga portuguesa para as nossas vivências.