Notícias de Angola – O Misto do Huambo e o 3 de Dezembro, vão disputar no próximo dia 2 de Junho, no Estádio dos Coqueiros, em Luanda, às 14horas, a final da Super Taça Fundação BAI de Futebol para Amputados.
O torneio é realizado pelo Comité Paralímpico Angolano e conta com o apoio da Fundação BAI.
Segundo o comunicado de imprensa que o Notícias de Angola teve acesso hoje, afiguram-se entre os objectivos da parceria constam a promoção e a inclusão social das pessoas com deficiência através do desporto, bem como envolver a sociedade em geral sobre a dimensão dos direitos das pessoas com deficiência.
Conforme ainda o documento, acção pretende mostrar à sociedade os efeitos positivos de uma organização que, quando apoiada por instituições nacionais, gera felicidade e contribui para a integração social.
Para tal, Pedro Berardinelli, fez saber segundo o informe que o desporto desempenha um papel fundamental na inclusão das comunidades, proporcionando oportunidades, desafios e novas relações.
“O espírito competitivo, a igualdade e respeito são valores que prevalecem independentemente da raça, cor, das limitações físicas ou cognitivas de cada um”, lê-se em nota.
Desde 2022 que a Fundação BAI apoia o Comité Paralímpico Angolano, a primeira edição da Super Taça Fundação BAI, teve início em Junho de 2022, na cidade do Cuíto, província do Bié, disputado pelas duas melhores equipas.
Sendo assim, a Supertaça passa a ser agora anual e antecede sempre a realização do Campeonato Nacional.
O futebol para amputados é uma adaptação do futebol convencional que foi desenvolvido na década de 80, nos Estados Unidos de América, permitindo deste modo que as pessoas com amputação ou má-formação de membros pudessem jogar com sucesso esta modalidade.