O Ministério dos Recursos Minerais e Petróleos está a trabalhar num programa de reestruturação da empresa Ferrangol E.P, no quadro do ajustamento da organização do sector, que elevará a empresa pública de metais ferrosos ao papel de concessionária.
Declarando à imprensa, à margem das jornadas cientificas do Mirempet, o ministro Diamantino Pedro de Azevedo, informou que a intenção é encontrar soluções capazes de contribuír para a sustentabilidade e crescimento da indústria de produção de ferro em Angola.
Referiu que o programa de reestruturação tem como objectivo tornar a Ferrangol E.P. mais competitiva e rentável, com foco na cadeia primária de valor, observando padrões internacionais de qualidade.
Disse que a Ferrangol passará ao papel de concessionária e desencadeará igualmente o seu programa de regeneração, a fim de se focar no seu principal negócio” que é a cadeia do ferro.
A reestruturação da Ferrangol, segundo Diamantino de Azevedo, vai contribuir para a melhoria do desempenho da produção de ferro, bem como impulsionar e intensificar a actividade no país, a médio e longo prazo e promover a prospecção, pesquisa e desenvolvimento do sector.
Com essas medidas, pretende-se também promover o aumento da capacidade produtiva e reduzir a dependência das importações.