Notícias de Angola – O Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS) e o Festival da Publicidade (FESTIPUB) assinaram hoje, em Luanda, um protocolo de cooperação que visa valorizar e promover os agentes ligados ao mercado publicitário.
Por: Amilton Vitor
O FESTIPUB é um evento com objectivo de promover e premiar a excelência da criatividade dos anunciantes, agências, produtoras e estúdios cujos trabalhos impulsionam o mercado publicitário a nível nacional e internacional.
O acordo com duração prevista de três anos foi rubricado pelo director Nacional de Publicidade, José Matuta Cuato, por parte do MINTTICS e director geral do FESTIPUB, Hermenegildo Mariano.
O protocolo contempla igualmente o alargamento do Festival da Publicidade para os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) com destaque para Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
Na ocasião, José Matuta Cuato destacou a importância do protocolo no mercado da comunicação, dado o seu contributo para o desenvolvimento do mercado publicitário em Angola, através do intercâmbio de experiência, transferência de conhecimentos e debates.
Já o director geral do FESTIPUB disse que acordo simboliza um marco histórico e destacou, entre outros objectivos da iniciativa, a valorização e promoção do trabalho dos agentes do sector, bem como a atracção dos estudantes a aderirem ao mercado de publicidade.
Esta edição, segundo o responsável, pretende estimular as organizações, os entusiastas a aderir o sector publicitário, bem como fazer com que os estudantes associem o conhecimento teórico à prática.
Criado em 2021, o evento tem desempenhado um papel fundamental no impulso ao mercado publicitário e da comunicação em Angola.
A Terceira edição do aludido festival decorrerá de 25 a 28 de Outubro próximo e terá como palco o Hotel de Convenções de Talatona (HCTA).
Este ano, além de celebrar a sua expansão nos PALOP, vai ainda comemorar a colaboração frutífera com Brasil e Portugal.