MINEA realiza 9º Conselho Consultivo – Noticias de Angola

O Ministério da Energia e Águas, abriu ontem (26) de Julho, no salão de eventos do ISPTEC, o seu o 9º Conselho Consultivo, sobre lema “Águas e Energia: Melhoria do Serviço com foco na sustentabilidade”.


Engº. João Baptista Borges

O titular do MINEA, sua Excia. Engº. João Baptista Borges, fez as honras da casa, no seu discurso de abertura começou por fazer uma retrospetiva daquilo tinha sido o 8º Conselho Consultivo realizado na província da Lunda-Sul, ano passado, “volvidos exatos 11 meses após a data de realização do 8º Conselho Consultivo, que teve lugar na cidade de Saurimo, encontramo-nos de novo, agora em Luanda, para analisarmos e balancearmos o que foi o desempenho do nosso Sector”, referiu.

O governante, falou também da experiência que este formato destas reuniões, que as mesmas acumulam, deve-se de igual modo levar os debates de forma mais profunda e devem trazer conclusões mais ricas, com propósito de contribuir para o fortalecimento da capacidade de resolução dos desafios que se impõem.

Neste discurso o ministro, disse que tem consciência de que a Nação, tem as atenções viradas para o seu ministério e que o mesmo tem criado enumeras expectativas de melhoramento das infraestruturas, dos serviços, para que possa chegar a luz e água, nas novas habitações e consequentemente com estes investimentos irá impulsionar o desenvolvimento industrial e agrícola do país, gerando riqueza e o bem estar do cidadão.

“Com a entrada da quinta turbina de Laúca, permitiu que o empreendimento hidroelétrico se atinge os 1670 MW, dos 2070 previstos com a sua conclusão, perspectivada para ainda no final do presente ano”.

João Baptista Borges, reconhece que o ajustamento de preços dos bens de maior necessidade como a energia e água, provoca reações de insatisfação por parte dos beneficiários. Sem esquecer que esses ajustes poderão trazer consigo, algumas vantagens e desafios ao Sector Privado, com o estabelecimento de parcerias público-privada, de pequena dimensão, para a exploração de sistemas de produção e distribuição de energia, e a comercialização dos seus custos a partir das receitas que obtiver com as vendas.

O ministro, aproveitou o momento para agradecer o Engº. Luís Filipe da Silva e os trabalhadores do Sector das Águas, participaram por via da Equipa da NAS, com a assistência da empresa de Água de Portugal, na pesquisa e recuperação de furos, na província do Cunene, em colaboração do Governo provincial, “Ao Engº. Luís Filipe da Silva, o nosso reconhecimento, igualmente por ter dedicado uma vida e carreira ao Sector e ao País, nas mais diversas funções”, afirmou.

O responsável do MINEA, deixou um recado a EPAL, na condição de concessionário e responsável pelas condições de abastecimento, “deverá com a máxima urgência, juntar todos os actores do mercado formal e informal de água a encontrar uma solução que promova o acesso à água em condições mais justas que as verificadas actualmente”, realçou.

No primeiro dia de trabalho do 9º Conselho Consultivo os trabalhos tiveram início por volta das 8 horas e terminaram as 21 horas. Pelos vistos foi dia bastante produtivo, com intervenções acaloradas e com maior contributo para o crescimento do MINEA. Houve duas sessões temáticas em simultâneo. Por um lado, o subsector das Águas, que abordou o painel da “Gestão do Potencial Hídrico Nacional e das Águas Transfronteiriças” e o subsector da Energia, que trouxe o painel da “Produção de Energia Eléctrica”. Os prelectores e moderadores mostraram-se seguros nas suas apresentações, ao ponto de provocar a plateia intervenções constantes. Sem esquecer à EXPO-MINEA: Feira de Negócios dos Serviços de Energia e Águas e a fotografia da família MINEA.

De recordar que o encerramento do 9º Conselho Consultivo, esta previsto para hoje, contará com várias sessões temáticas em simultâneo, apresentação da conclusões e recomendações dos subsectores das Águas e da Energia, discurso de encerramento por sua Excelência Ministro da Energia e Águas e por final o jantar de encerramento no Complexo Paz Flor.

Texto e fotos: Nambi Wanderley

Conselho ConsultivoEPALISPTECMINEAMinistério da Energia e Águas