Mais de mil e 500 famílias em Luanda vão beneficiar de água potável  

Notícias de Angola – Mais de mil e 500 famílias das comunidades de Mazozo e Cabala, no município de Icolo e Bengo, e do mercado do Calumbo, em Viana, província de Luanda, vão beneficiar a partir de Janeiro do próximo ano, fácil acesso à água, bem como a segurança sanitária nas comunidades de Luanda, por via do projecto OMAZA.

O projecto apresentado na terça-feira (12) em Luanda, conta com investimento de cerca de 83 milhões de kwanzas, financiado pelo Sistema Coca-Cola em Angola através da sua iniciativa “Água para África” e a Refriango, será implementado pela Associação Instituto Piaget de Angola (AIPA).

O mesmo visa ainda educar as comunidades ao consumo consciente da água, a utilização deste recurso para o seu desenvolvimento e o reforço da resiliência às alterações climáticas com mais de 26 milhões de litros por ano.

Na ocasião, a coordenadora do projecto, Ana Pérez, disse que além da instalação de chafarizes, será feito educação comunitária para potabilização da água utilizando o método SODIS (sigla em inglês para Purificação Solar da água), que permite a eliminação de patogénicos através da exposição à luz solar de água não tratada, armazenado em garrafas transparentes.

De acordo com a administradora de marketing da Refriango, Tânia Jardim, o Projecto Omaza surge no contexto que o mundo atravessa com as alterações climáticas, intervindo em comunidades onde é o urgente facilitar o acesso à água limpa e dotar as populações de fórmulas eficazes de gestão deste recurso.

“Essas acções melhoram a saúde pública, aumentam o nível de nutrição, reforçam práticas agrícolas sustentáveis e reduzem assimetrias regionais quanto à disponibilidade de serviços e condições básicas de vida”, explicou.

Já a directora de marketing da Coca-Cola Angola, Paula Lima, valorizou o compromisso com a AIPA e considerou os seus esforços para desenvolver a capacidade local se alinharem com as estratégias de parceria comunitária de água da empresa.

A 22 de Março deste ano, no Dia Mundial da Água, a Coca-Cola, Refriango e parceiros reabilitaram uma bomba de água no município do Bocoio, na província de Benguela, uma iniciativa que beneficia directamente três mil habitantes da comunidade de Embandi, a 40 km da sede municipal.

Entre Maio de 2011 e Novembro de 2016, a referida fundação e seus aliados, através do programa “Água para África”, implementaram o projecto de acesso à água potável e serviços sanitários nas comunas de Bom Jesus e Funda, onde oito mil e 500 pessoas passaram a ter acesso a água limpa e mais de 15 mil participaram em acções de formação e sensibilização, bem como mais de 20 jovens e mulheres foram empoderados enquanto parceiros-chave do projecto.

ÁguaCabalaCalumboCoca-colaeducar as comunidadesIcolo e bengoOMAZARefriangoViana