Por: Ivanine Silva
A cidade de Luanda, capital da República de Angola, completa, nesta segunda-feira (25), 445 anos da sua fundação, um aniversário celebrado de uma forma nada habitual, condicionada pela pandemia da covid-19.
Localizada, no litoral de Angola, Luanda é o maior centro urbano e económico do país e é tambéma cidade onde se encontra o principal porto, e ostenta a terceira população das cidades lusófonas do mundo.
Neste ano, a luz do que foi quase todo ano de 2020, a principal cidade do país, que tem sido palco de várias celebrações, está privada das grandes comemorações que anualmente marcam o seu aniversário, por conta do conjunto de restrições impostas pelas autoridades sanitárias do país, no âmbito da prevenção e combate à pandemia de covid-19 que assola o mundo.
Com mais de 5 milhões de habitantes, Luanda é o maior centro urbano do país e a cidade mais populosa do país, é também a cidade onde agrega-se a maior variedade de culturas no país e diferentes estratos sociais.
A cidade de Luanda foi fundada no dia 25 de 1576, pelo explorador português, Paulo Dias de Novais, com o nome de São paulo da assunção de Loanda.