Por: Nambi Wanderley
Foi num ambiente quase festivo e de grande emoção, que procedeu-se neste sábado (20), ao levantamento da cerca sanitária da Clínica Multiperfil, pelo secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, um mês depois de ter sido imposta.
Franco Mufinda, enalteceu o esforço e a capacidade de resistência de todos que estiveram em quarentena institucional durante os 29 dias que esteve instalada a cerca na na clínica.
No acto do levantamento da, os cidadãos que cumpriram o período longe de casa, agradeceram aos deuses e roubaram com cânticos “como ei de agradecer a tamanha graça do Senhor, ó meu Deus como ei de agradecer”.
Antónia Mateus, técnica de enfermagem, não escondeu a sua satisfação “graças a Deus conseguimos, fizemos dois testes e foram negativos. Agora podemos voltar nas nossas casas com segurança ao lado das nossas famílias e estou feliz por terem levantado a cerca sanitária, é pena não sabermos quando a Clínica voltará a abrir, até porque ainda vão desinfectar”, exprimiu.
Já João Amaro, um dos seguranças da clínica, que também cumpriu o período em isolamento naquele local, realçou que a sua família ficou feliz ao saber da notícia que apanhou-lhes de surpresa e que esperava por si com bastante ansiedade.
Por sua vez Carlos Cunha, responsável pela hotelaria afirmou que houve muita especulação sobre a cerca sanitária da Multiperfil, onde foram veiculadas muitas informações falsas.
“Estamos bem, dizia-se que estávamos a comer carninha com massa e era tudo mentira, agora vamos para casa e aqui no hospital já não tem doentes”, expressou.
A cerca sanitária da Clínica Multiperfil teve início no dia 20 de Maio de 2020, estiveram em quarentena funcionários e utentes, depois de se ter verificado que uma das vítimas da Covid-19 no país, que esteve internado na clínica.