JMPLA planta árvores no Zango 

O Presidente angolano disse nos Ramiros em Luanda, em Outubro de 2022, que o mundo “já falou bastante” sobre a necessidade da proteção ambiental e agora “é preciso que se façam ações concretas, pequenas ou grandes”, sob pena de se perder “a casa comum”, o planeta. 

Por: Gaspar Josefa 

De acordo com o líder juvenil da JMPLA, Crispiniano dos Santos, considerou na última semana que positiva, a acção da JMPLA e dos jovens estudantes, a plantação de árvores no Zango 3, em alusão, ao dia da biodiversidade. 

Conforme o líder juvenil, a escolha do Zango, especialmente a rua da DIRA, foi a mais certa, para o plantio de centenas de árvores, de modos a cumprir com o apelo do chefe do Estado e da ONU. 

Para tal, a protecção do meio ambiente é tarefa de todos. “Ouvir notícias como estas, de iniciativas de jovens, a favor do meio ambiente, principalmente dos estudantes motivados pela organização juvenil do MPLA, parece bastante interessante e congregadora, merecedoras de incentivos e bastante apoio”, disse.

Com a eleição do Presidente João Lourenço, avanços significativos foram dados, em relação a legislação e estratégias concretas para a melhoria do meio ambiente em Angola, um tema que o chefe de Estado não mede esforços, apesar dos desafios resultantes de factores diversos, onde todos são considerados, agentes de mudança. 

A Estratégia Nacional de Educação Ambiental para o período 2021-2027, o Regulamento sobre os Espaços Verdes em Angola, o Observatório Climático e Ambiental Nacional, so para citar estes, constituem instrumentos importantes para a limitação das ameaças à saúde humana, às infraestruturas sociais e económicas. 

Um dos maiores problemas ambientais no nosso país é a perda da biodiversidade. É real a problemática da destruição de muitas áreas naturais, tal como a eliminação de plantas e animais, e a extinção de várias espécies. 

Depois de observar o trabalho de limpeza às praias, com o objectivo de reduzir o plásticos e outros objectos poluentes, esta segunda-feira, 22.05, ficou marcada, com esta grandiosa acção, o que leva-nos à parabenizar a JMPLA e os jovens estudantes que aderiram o convite. 

Crispiniano dos Santoseducação ambientalJMPLAorganização juvenil do MPLAplanta árvoresrua da DIRAZango