Internet: Google reforça conectividade na África Austral com cabo equiano na Namibia

A internet na região austral do continente africano poderá conhecer melhorias no que a velocidade de tráfego diz respeito, nos próximos tempos, com a entrada do cabo Equiano da Google, instalado na república da Namíbia.
A garantia resulta de um acordo, recentemente assinado, em Windoek, República da Namíbia, entre a Google e o grupo pan-africano Paratus, de distribuição de serviços de telecomunicações, para a instalação do cabo Equiano na República da Namíbia e acelerar a conectividade na região austral de África.
Para o porta-voz do grupo Paratus Namibia, Andrews Hall, o acordo ora assinado vai permitir melhorar as condições das infraestruturas e fornecer melhor conectividade e redes de qualidade ilimitada para região da África Austral. O responsável disse ainda ser a meta do seu grupo empresarial o alcance “de forma rápida e consciente”, a oferta de conectividade nos países da região.
Avançou ainda que para a implementação do projecto foram necessários investimentos, como a construção de infraestruturas que permitem a expansão progressiva dos seus serviços e, consequentemente, fornecer à Namíbia e ao continente africano maior capacidade de rede e conectividade.
A estação terrestre que também será um ponto de encontro para outros operadores e clientes recolherem e distribuírem a sua capacidade, fornecerá um serviço alternativo à Namíbia e ao resto da SADC, que por sua vez aumenta a redundância para assegurar a estabilidade e a disponibilidade de rede em tempo de actividades amplamente melhorado.
Espera-se que o cabo Equiano, o maior do continente africano, esteja pronto para entrar em serviço no quarto trimestre de 2022, pelo que estima-se que possa fornecer uma capacidade de rede 20 vezes maior do que a do cabo anterior.
A mesma poderá trazer benefícios aos consumidores em toda a região que representa uma intervenção do Grupo Paratus na sua estratégia global de crescimento para fornecer serviços de conectividade com qualidade em África. Prevê-se, igualmente, com o cabo, promover o potencial das empresas e investidores do sector no continente.
Paratus é a rede de qualidade de África, que alberga diversas redes do continente africano, incluindo a angolana ITA. Perspectivando o futuro, o grupo está a investir em infra-estruturas considerados como actor-chave na entrega de serviços de rede integradas em todo o continente.
Em termos administrativos é composta por uma equipa operacional e profissional em seis países africanos, nomeadamente Angola, Botswana, Moçambique, Namíbia, África do Sul e Zâmbia.
A rede estendida da empresa fornece um serviço focado em conectividade via satélite em 28 países de África, alcançando milhares de conexões remotas de clientes, conectando empresas africanas em todo o continente e oferecendo serviços ponta a ponta. A presença do grupo conta também para PoPs (pontos de presença) internacionais na Europa e nos EUA.

Sobre ITA

Fundada em 2005, a ITA (Internet Technologies Angola) faz parte de Paratus, provedor de serviços de rede pan-africano. Comprometida com fornecer a melhor experiência ao cliente, a ITA cresceu exponencialmente nos últimos 16 anos e é, agora, a mais conceituada provedora independente de serviços de rede empresarial em Angola. A ITA oferece soluções integradas, incluindo Internet e conectividade MPLS, serviços em nuvem, serviço de Data Center e voz.
Em 2019 a ITA reforçou a sua presença no mercado das TIC ao lançar o seu segundo Data Center, o maior e tecnologicamente mais avançado de Angola. A ITA pensa em grande, estabelecendo a meta de fornecer uma rede de qualidade em África.

ÁfricaInternetNamíbia