Notícias de Angola – O primeiro de três chafarizes do projecto Omaza foi inaugurado na quarta-feira (21), no mercado de Calumbo, em Viana, numa iniciativa da Coca-Cola e a Refriango em parceira da Associação Instituto Piaget de Angola (AIPA).
O projecto visa melhorar o acesso da comunidade à água potável, saneamento e higiene, dotando também a população, em especial as mulheres e jovens, de ferramentas para superarem dificuldades relacionadas com o “líquido precioso”.
O programa com capacidade de produzir até 24 mil litros de água por dia, contempla, no total, três furos de água e vai beneficiar mais de mil e 500 famílias nas áreas de captação e arredores.
Na ocasião, Directora de Marketing da Coca-Cola África em Angola, Paula Lima Matoso, considerou a parceria da instituição a que representa com a AIPA, no projecto OMAZA, vital para construirmos comunidades sustentáveis através do acesso a água potável e saneamento.
Por seu turno a Administradora de Marketing da Refriango, Tânia Jardim, referiu que a pretensão é contribuir para que Angola alcance os exigentes Objectivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), numericamente dois, quatro, seis e 10 da agenda 2030 das Nações Unidas.
Portanto, as metas estão ligadas à matéria de acesso à água potável, melhoria da nutrição e promoção da agricultura sustentável, redução das desigualdades e promoção de oportunidades de aprendizagem contínua nas comunidades.
Já para a Coordenadora-Geral do projecto OMAZA, Ana Pérez, é vital a promoção da segurança da água e do saneamento para criar uma país mais sustentável, que considere a conservação e a resiliência como elementos integrantes.