Inaugurada salas de costura de absorventes reutilizáveis em Viana 

Notícias de Angola – A ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, inaugurou esta quarta-feira, em Luanda, duas salas de costura com foco na  confecção de batas escolares e absorventes íntimos reutilizáveis e impermeáveis (sem penetração de líquidos).

Por: Mateus Sorte 

Localizadas no interior da Casa da Juventude,  no município de Viana, os dois recintos estão equipados com 30 máquinas semi-industriais automáticas para corte e costura e serão usadas para formação com vista o incentivo e promoção do empreendedorismo das mulheres de diversas idade.

Na ocasião, a titular da pasta do Ministério da Juventude e Desportos salientou que, com os meios disponíveis, poder-se-á ter mulheres empoderadas e salientou a necessidade de se estender a iniciativa aos outros municípios.

Para o representante permanente do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA – sigla em inglês) em Angola,Mady Biaye, é um grande desafio porque existe pouca sensibilidade para falar sobre menstruação embora se trate de uma questão inerente à qualquer mulheres.

Já a formanda Elisandra Panzo, beneficiária da formação de corte costura para produção de penso íntimos, considera positiva a iniciativa por permitir ajudar meninas com incapacidade financeira para adquirir absorventes descartáveis.

“Este penso tem a duração de cinco anos e faz com que as meninas poupem mais dinheiro porque são reutilizáveis, bem como ajudam na saúde menstrual das mulheres por não conter substâncias químicas nocivas à saúde”, apontou.

A criação do referido espaço de ensino é uma iniciativa do UNFPA em parceria com o Governo de Angola por via do aludido ministério visando a capacitação de 60 jovens do sexo feminino para a produção itens de tecidos.

Com a mesma, tenciona-se ainda fortalecer e apoiar os princípios orientadores e prioridades para o avanço da igualdade de género, empreendedorismo, bem como da gestão da higiene e saúde menstrual no país, começando por Luanda, onde a formação decorre desde 25 de Outubro último e encerra no sábado dia três de Novembro.

A outra província a se beneficiar desta experiência, considerada piloto, é a Lunda Sul com acção formativa prevista entre seis e 17 do corrente mês.

A UNFPA é a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) que trabalha para promover o direito de cada pessoa de desfrutar de uma vida saudável e igualdade de género e  apoia iniciativas para melhorar a saúde sexual e reprodutiva, assim como o empoderamento das mulheres em todo o mundo.