Por: Ivanine Silva
O órgão que determina as regras do futebol, International Football Association Board (Ifab), anunciou recentemente, várias alterações que passarão a valer a partir de julho, com destaque para lances de mão na bola ou vice versa.
De acordo com um comunicado publicado após a 135ª Assembleia Geral Anual, as mudanças foram definidas para a temporada 2021/2022, sendo que o Ifab reconhece que as interpretações inconsistentes nestes casos têm resultado na má aplicação da regra.O órgão destaca que nem toda bola na mão é uma infração.
A principal mudança será nas ações de ataque, onde o toque na mão, com ou sem intenção, é considerado inflacionário, mas com a mudança, serão considerados irregulares somente os toques que acontecerem directamente nos lances de golo ou nas situações imediatamente antes da finalização.
A entidade realçou também a possibilidade de mudanças na regra de fora de jogo, em que cogita-se marcar posição regular mesmo que o atacante esteja somente alguns centímetros à frente e sobre o Vídeo-arbitro, as inovações estão em andamento para possibilitarem o uso da tecnologia para em competições de menor orçamento.