Huawei e Crasa assinam memorando de entendimento para Acelerar a transformação digital em África

Patrocinado

A multinacional de telecomunicação (Huawei), assinou recentemente, um Memorando de entendimento (MOU) com a Associação de Reguladores das Comunicações da África Austral (CRASA) para impulsionar a transformação digital de África.

 A  Bridget Linzie, Secretária Executiva da CRASA e  Yang Hongjie, Director do Departamento de Estratégia e Política de TIC da Região da África Austral da Huawei, assinaram o Memorando de Entendimento durante a 11ª reunião anual da CRASA, na qual participaram na cidade de Luanda em Angola delegados de todos os 13 países membros. Segundo o acordo, ambas as partes pretendem trocar informações e ideias sobre políticas e regulamentos das TIC, realizar investigação conjunta sobre segurança de redes, protecção de dados, políticas de inclusão digital e tecnologias emergentes como a 5G, e organizar actividades de capacitação através de reuniões, workshops e formações.

 “Agradeço os esforços que a Huawei tem implementado na introdução das mais inovadoras tecnologias TIC na SADC nos últimos anos, e partilhar a sua tremenda experiência global e know-howna contribuição para o desenvolvimento da região. Vamos aprofundar a cooperação com a Huawei para acelerar ainda mais a transformação digital para um crescimento inclusivo na região”, disse a Sra. Bridget Linzie.

 A transformação digital em África acelerou dramaticamente durante a pandemia e espera-se que continue a crescer na era pós pandémica, com infra-estruturas e serviços TIC a tornarem-se cada vez mais indispensáveis para o crescimento da indústria e para a vida pessoal dos indivíduos.

 “Estou feliz que a CRASA vai ter a Huawei como parceiro estratégico para moldar o futuro das TIC da região, dando apoio na conecção do não conectado e para colmatar o fosso digital da região. Nesta era de economia digital, é extremamente importante criar um ambiente propício ao aproveitamento de novas tecnologias como a 5G para impulsionar o desenvolvimento económico social e reforçar a segurança cibernética e a protecção de dados. A CRASA espera uma cooperação frutífera com a Huawei nestas áreas especializadas”. Disse o  Alfred Marisa, em representação do presidente da CRASA.

 “A Huawei está satisfeita por ter o privilégio de estabelecer uma parceria com a CRASA para acelerar o desenvolvimento das TIC na região. Temos trabalhado com partes importantes interessadas da nossa indústria para construir um ecossistema saudável para realizar a nossa visão de levar o digital para cada pessoa, casa e organização para construir um mundo melhor ligado e mais inteligente”, disse o  Yang Chen, Vice-Presidente da Região da África Austral da Huawei, “Acreditamos que com a junção dos nossos esforços entre a Huawei e a CRASA, mais pessoas poderão beneficiar do crescimento catalisado pelo desenvolvimento das TIC”.

 Entrando em África em 1998, a Huawei tem vindo a estabelecer parcerias com operadores e parceiros locais no fornecimento de soluções e serviços inovadores de TIC a 1,1 mil milhões de pessoas na região.

 A CRASA é um órgão técnico consultivo da África Austral com 13 países como membros (Angola, Botswana, República Democrática do Congo, Eswatini, Lesoto, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, África do Sul, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabué) centrando-se, entre várias outras coisas, no desenvolvimento de modelos de regulamentação e harmonização dos quadros regulamentares das TIC, a fim de melhorar o ambiente empresarial do sector das comunicações e o clima de investimento na SADC.

Fundada em 1987, a Huawei é uma empresa privada totalmente detida pelos seus empregados. A Huawei é um fornecedor líder mundial de soluções de tecnologia de informação e comunicação (TIC) com a visão de enriquecer a vida através da comunicação, está implantados em mais de 170 países e regiões do mundo.

clima de investimento na SADCCrasaHuaweiYang Chen