O suporte da nuvem e da App store Huawei desempenham um papel fundamental para garantir o sucesso das plataformas de comércio eletrónico em África, segundo Lulu Haangala Wood, cofundador e CMO da Afrishop, um centro comercial eletrónico de compras convenientes de qualidade e logística acessível para o mercado africano.
O investidor, que falava durante o recém terminado evento online Huawei Cloud & AI Forum no âmbito do AfricaCom 2020, revelou que a Afrishop viu 10.000 downloads na sua primeira semana e continuou a crescer nos últimos nove meses, sendo que hoje a plataforma opera em Angola, Zâmbia, África do Sul, Quénia, Uganda, Nigéria e Gana.
A Afrishop lançou uma oferta tendo o suporte da Huawei Cloud, oferecendo compras online convenientes, bem como serviços de logística e correio. O propósito da Afrishop é criar um serviço de entrega mais conveniente e acessível para os consumidores em busca de produtos de qualidade da China. No seu lançamento e desenvolvimento, a Afrishop teve suporte da infraestrutura Huawei Cloud e Huawei AppGallery, a loja de aplicativos em smartphones Huawei.
“Estamos disponíveis nas lojas de aplicativos Android e Apple, mas nossa vantagem competitiva é que estamos disponíveis no Huawei AppGallery em telefones Huawei, amplamente utilizados em África”, disse Haangala Wood. “Ter essa parceria com a Huawei para lançar o nosso aplicativo na App store realmente nos ajudou, e vimos um grande aumento nos downloads”.
Para ele, é necessário um bom sistema de gestão da cadeia de abastecimento para os consumidores africanos, sendo que a Afrishop propôs-se a fornecer conveniência e entregas a longas distâncias acessíveis, bem à porta do cliente.
“Oferecemos serviços B2C e B2B para clientes que desejam adquirir peças individuais, bem como atendimento de pedidos em massa”, afirmou Haangala Wood. “Os nossos principais serviços são compras online e gerenciamento da cadeia de suprimentos, e a nossa solução é mais rápida, fácil e conveniente do que outras plataformas. O nosso cliente tem acesso por meio do nosso aplicativo e nosso site, porque os aplicativos ainda não têm uma grande aceitação em todos os territórios africanos”.
De acordo com o empreendedor, “o marketing influenciador tem sido uma grande parte da nossa estratégia, assim como o marketing offline através dos órgãos de comunicação tradicional, que continua relevante no mercado africano,” frisou Haangala Wood. “No entanto, o nosso núcleo tem sido o marketing digital. Com o nosso aplicativo actual, a distribuição e listagem na galeria de aplicativos da Huawei vêm a custo zero.
“Continuamos a melhorar o nosso aplicativo e esperamos poder continuar a nossa grande parceria com a Huawei Cloud. A Covid-19 atingiu-nos, mas estamos animados em ver que cada vez mais pessoas estão a olhar para o comércio eletrónico como sendo o seu canal de compras preferido”, fez saber Haangala Wood.
O Huawei Cloud & AI Forum é um evento organizado regularmente pela Huawei para a indústria africana de TIC. O tema do evento deste mês é “Novo Valor Juntos”, com o objectivo de estabelecer uma plataforma aberta e cooperativa para clientes e parceiros explorarem novas oportunidades para um futuro inteligente.
A Huawei é um provedor líder de infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes a nível global.