Notícias de Angola – A Centralidade da Caála, na província do Huambo, conta desde a última semana com um novo serviço de internet de Banda larga instalado.
Por Amilton Victor
Trata-se de uma iniciativa da Paratus, empresa que actua sector de conectividade via satélite no âmbito do projecto Maxnet, um serviço de Banda larga em fibra residencial da região.
A chegada da Maxnet permitirá os habitantes da Centralidade da Caála ter acesso a uma internet ultra rápida (entre 10 e 20 Megas, segundo o plano contratado) com uma conexão estável e alto nível de segurança.
Segundo uma nota de imprensa, que o Notícia de Angola teve acesso hoje, este novo serviço contempla soluções tecnológicas vai proporcionar o acesso aos serviços de telecomunicações com custo benefício de maior relevância e contribuir para o aumento da produtividade, competitividade e do crescimento económico dos governos, empresas e das famílias.
Na província do Huambo, a Paratus tem instalado a rede de fibra óptica na Centralidade do Lossambo desde Agosto de 2021, a primeira Centralidade a receber os serviços Maxnet no país.
De acordo com Francisco Pinto Leite, Director-Geral da Paratus Angola, com este núcleo urbano da Caála, contabiliza-se mais de trinta mil habitações em centralidades no país que têm instalado os serviços da Maxnet, e prevê-se que até ao final deste ano sejam instalado mais de 50 mil ao longo do país”.
O serviço Maxnet está presente em mais seis províncias como Luanda, Bié, Cuanza Sul, Namibe, Cabinda e Bengo, com previsão para próximas aberturas na Centralidade Praia Amelia, Namibe e na Centralidade do Lobito, em Benguela.
A expansão do serviço da Paratus na província e em todo o território nacional reforça a inclusão digital da população angolana.
Fundada em 2003, como ITA, a Paratus é gerida por uma equipa operacional de profissionais, em sete países africanos como Angola, África do Sul, Botsuana, Moçambique, Namíbia, RDC e Zâmbia.
A rede alargada da empresa fornece um serviço focado na conectividade via satélite, em mais de 35 países africanos.