Notícias de Angola – Um camponês, de 52 anos, foi morto por leão quando saía da lavra em companhia de dois amigos. A matéria consta na edição do dia 26 do Jornal de Angola (JA).
O caso aconteceu no dia 24 de Outubro, por volta das 21 horas, na província do Cuando Cubando, comuna do Savate, localizada a 100 Km da sede do município de Cuangar.
De acordo com as testemunhas, tudo aconteceu quando o falecido “saía da lavra, em companhia de dois amigos, por volta das 21 horas. A vítima e os companheiros ainda tentaram afugentar o animal com catanas, que sempre levavam para se proteger de possíveis ataques, mas o leão, esfomeado, não se sentiu intimidado e atacou-o, enquanto os amigos fugiam para procurar ajuda”, refere a matéria assinada pelo jornalista Lourenço Bule.
“Quando regressaram com mais camponeses, munidos de catanas, lanças e paus, o leão já tinha fugido e encontraram o agricultor gravemente ferido. A vítima ainda foi levada ao centro de saúde da sede municipal do Cuangar, a cerca de 100 quilómetros do local do incidente”, onde acabou por falecer. lê-se no referido jornal .
De acordo com a referida fonte, “o médico em serviço, no centro, Generoso Whanga, disse, ao Jornal de Angola, que a vítima deu entrada na unidade sanitária com ferimentos graves na região torácica, baixo-ventre, braço esquerdo e perna direita, onde recebeu os primeiros socorros, tendo sido depois evacuado para a República da Namíbia, limítrofe com o município do Cuangar, mas acabou por morrer por volta das sete horas” do dia 25.