Por: Redação NA
O Ministério do Turismo, em parceria com a empresa Pomised Land Ventures (PLV), lançou na terça-feira, na aldeia da Fenda da Tundavala, província da Huíla, o terceiro grupo composto por 20 jovéns, beneficiaram da formação de Guias Turísticos em Aviturismo.
Trata-se de um projecto composto por diversas etapas de formação de guias locais ao longo da rota turística, definidas pelo Ministério, constitui uma das etapas chaves para o sucesso do projecto, preparando os profissionais para que sejam capazes de orientar os turistas interessados, sejam estes nacionais ou estrangeiros.
Segundo a nota que o Notícias de Angola teve acesso, o Ministério decidiu juntar a si um parceiro com grande experiência no Turismo Ecológico.
A mesma informa que foi escolhida a localidade da Tundavala, por se tratar de um ponto turístico de grande potencial, não apenas no que toca a observação de aves, mas também no que se refere à majestosa paisagem que atrai e envolve os visitantes pela sua forte exuberância.
A expectativa do MINTUR é a de que, no final da acção formativa, os formandos estejam habilitados e munidos de competências técnicas quanto á hospitalidade, recepção, interação e orientação de turistas, assim como abordar questões Ecológicas e de Conservação do Ecossistema.
Até ao momento o projecto “Apostar no Aviturismo” já formou um total de 15 jovens, nas províncias de Malanje, Localidade de Kingila e Bengo na localidade de Santa Ambuleia, locais onde se regista a presença de aves endémicas em grande potencial as aves raras.
A iniciativa começou a ser executada a 08 de Agosto de 2019 através de um memorando assinado entre o Ministério do Turísmo e a empresa espanhola (PLV).
O Ministério em linha com as orientações da UNWTO (Organização Mundial do Turismo – Agência das Nações Unidas), tem como meta para o ano 2020 – 2021 a aposta no Turismo Rural, envolvendo neste e noutros projectos para o desenvolvimento e combate a pobreza.