Governo de Angola atribuí 55% de 155 Bolsas de estudo às mulheres

Por: Victória Pinto

Das 155 Bolsas de estudo para cursos de mestrado e doutoramento, que serão atribuídas pelo Executivo angolano este ano, 55 por cento serão atribuídas às mulheres, anunciou neste fim de semana, em Luanda, a ministra de Estado para a Acção Social, Carolina Cerqueira.

As bolsas de estudos, serão atribuídas no quadro do Programa de Desenvolvimento das Ciências e Tecnologias. A informação foi dada durante um pequeno-almoço promovido pelo Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

De acordo com a ministra, as bolsas de estudos não só partilham a frequência de cursos técnicos, mas também contribuem para a redução do abandono escolar e da gravidez precoce.

Carolina Cerqueira, aproveitou a ocasião e fez saber que Angola está num bom caminho, no que diz respeito a autonomização, igualdade, paridade e representatividade das mulheres nos órgãos de tomada de decisão e defendeu, a igualmente e a necessidade de reverter muitos números das estatísticas que a nível mundial colocam a mulher sempre em situação de desigualdade e de descriminação.

“Vários países têm dado passos positivos para acelerar a autonomização e igualdade, paridade e representatividade das mulheres”, frisou.

A responsável da Acção Social, Família e Promoção da Mulher assegurou que a agenda do Executivo de 2018-2022 prevê mecanismos para acelerar a igualdade e a participação da mulher no processo de democratização do país e da sociedade e participação no desenvolvimento humano e sustentável.

A ministra ainda reforçou que, “as mulheres têm que garantir o seu lugar na sociedade e continuar a lutar pelos seus direitos iguais e oportunos para que sejam empurradas por quotas, mas também pela competência, pelo valor, e devem servir de alavanca para ocupar o lugar a que têm direito”.

Bolsas de EstudoCarolina CerqueiraGoverno de AngolaMulheres angolanas