Notícias de Angola – O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, vai permanecer durante os dias 25 e 26 deste mês, para uma visita de Estado, confirmou, ontem, o Ministério das Relações Exterior daquele país da América do Sul.
Durante a visita do presidente brasileiro, Angola e Brasil vão assinar acordos nos sectores dos Transportes Marítimos e Terrestres, além de outros instrumentos para a implementação do protocolo de cooperação na área da Agricultura Irrigada.
Depois de Angola, Lula da Silva segue para São Tomé e Príncipe, palco da 44ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), prevista para 28 de Agosto, na capital são-tomense.
“O Governo do Presidente Lula retomou a expectativa de recontar com as linhas de financiamento brasileiras, que são a cooperação Sul-Sul, pelas iniciativas de financiamentos de parceiros do Brasil mais importantes, em obras de transformação económica e social”, frisou Rafael Vidal, antes de concluir que “tem a expectativa de que as linhas de financiamento possam voltar a ser adoptadas e, em especial, ao que diz respeito ao Vale do Cunene”.
O sector empresarial do Brasil está presente em Angola em várias áreas, do reforço de cooperação destaca-se as empresas de construção civil e infra-estruturas Odebrecht e Queiroz Galvão, o grupo Costa Negócios na área de mineração.
As trocas comerciais entre o Brasil e Angola recuperaram no ano passado os níveis pré-pandemia, alcançando os 1,5 mil milhões de dólares, depois de terem chegado apenas aos 600 milhões de dólares em 2021.