Notícias de Angola – A ministra da Acção Social, Família e promoção da Mulher, Ana Paula de Sacramento Neto, pediu este sábado a colocação do Conselho de Igrejas Cristãs em Angola ( CICA) na implementação do projecto Aldeia da Criança.
A governante que intervinha no acto de apresentação do novo secretário geral do CICA, reverendo Vladimir Agostinho, e do 47° aniversário da criação dessa plataforma ecuménica , afirmou que a Aldeia da Criança visa essencialmente tirar adolescentes das ruas que se dedicam a mendici e prostituição.
Ana Paula do Sacramento Neto considerou de fundamental a participação do CICA no combate às práticas nocivas que impedem o desenvolvimento multifacetado de Angola.
Na ocasião enalteceu o papel desempenhado pela secretária geral cessante, reverenda Deolinda Dorcas Teca, em acções levadas a cabo pelo Executivo angolano principalmente nas ligadas a consolidação da paz e bem estar das populações.
Violência Doméstica
No âmbito do 47° aniversário do CICA assinalado neste sábado ( 24) para além da XXIII Assembleia geral que elegeu um novo secretário geral realizou- se a conferência Nacional sobre Violência no Gênero a qual chama as igrejas a romper com o complô de silêncio em relação a violência baseada no gênero, uma vez que afecta todos.
De acordo com o comunicado final dessa conferência, as igrejas são chamadas a trabalhar nos pilares da paz e segurança, desenvolvimento sustentável e direitos humanos porque a questão da violência baseada no gênero está ligada a estes três pilares, sendo que, onde há violência, não há paz, não há desenvolvimento e há uma clara violação dos direitos humanos, que maioritariamente é o da mulher.
A igreja deve difundir o novo código penal, que prevê a violência doméstica como um crime público, dando a possibilidade de cada um fazer a denúncia de forma pública ou anónima .
Dados oficiais apontam que 32% das mulheres angolanas sofreram violência física desde os 15 anos de idade; 8% serão vítimas de violência sexual em algum momento de suas vidas; e 34% foram vítimas de violência sexual ou física perpetrada por seus maridos ou parceiros.
O CICA foi fundado a 24 de Fevereiro de 1977 e congrega actualmente 22 igrejas reconhecidas e duas organizações baseadas na fé.