Gestores e estudantes recebem treinamento em matéria de Oratória e Língua Portuguesa

Por: Notícias de Angola

A Associação dos Jovens Amigos da Literatura, AJAL, e a Reforma Angola vão realizar nos dias 21, 22 e 28 de Dezembro, na escola BULE, Futungo, um treinamento profissional de Oratória e Língua Portuguesa dirigido aos gestores públicos e privados, bem como estudantes universitários.

O treinamento de Oratória e Língua Portuguesa conta com dois temas principais- Como Falar em Público e “Perder” o Medo, níveis I e II e Como Falar e Escrever Correctamente em Língua Portuguesa-e compreende 22 horas de carga horária.

De acordo com Engrácia Evaristo, porta-voz do evento, falar em Público continua sendo um problema para muitas pessoas. As causas, disse, vão desde o terror que se apossa das pessoas sempre que são desafiadas a enfrentar o público à falta de instrução sobre como começar e terminar uma abordagem em público.

Entende que, os gestores demonstram uma acentuada debilidade em proferir discurso público dentro das boas práticas da Oratória e que os estudantes deixam a desejar quando o assunto é defender um tema perante o público, o que torna preocupante se tivermos que pensar que são estes estudantes que se tornarão directores, ministros, secretários de estados, administradores e obrigados a servir e a se comunicar com o público.  

Tanto o falar em público quanto o falar e escrever correctamente em Língua Portuguesa são duas ferramentas mais importantes da comunicação cujas técnicas e habilidades vão ser ensinadas durante o treinamento, de acordo com Engrácia Evaristo.

“É destinado às pessoas com dificuldades de falar em público e comunicarem-se persuasivamente. É também destinado àquelas pessoas que queiram melhorar a sua capacidade de comunicação em público, bem como de escrita. As pessoas podem inscrever-se através do correio reformaangola@gmail.com; ajal.amigos@gmail.com; 990045231”, Engrácia Evaristo, porta -voz.

O formador de Oratória e Consultor de Comunicação, Camilo Lemos, e o especialista em Línguas e Literatura, Manuel Ngunza, são os formadores do treinamento que se propõe, entre outros, atingir os seguintes objectivos- Aprender a falar em público, dominando as técnicas para começar e terminar uma locução em público, durante o treinamento; Aprender a gerir o stress durante uma comunicação em público, dominando as técnicas de gestão de stress, bem como o comportamento do cérebro fácil às coisas novas, durante o curso.

“Estar instruído sobre a estrutura da comunicação persuasiva, dominando os respectivos passos, durante o treinamento; Proferir os diferentes tipos de discursos públicos, durante a formação, estudando-os de forma pormenorizada; Falar em público mesmo quando for a ser surpreendido, aprendendo as tecnicas de uma comunicação de improviso, durante o treinamento; Dominar a relação entre a respiração e a voz na fala em público, praticando os exercícios de respiração e aquecimento da voz, durante as práticas na formação; Aprender sobre os actos de comunicação e os articuladores discursivos, são outros objectivos a que se propõe o treinamento”, Engrácia Evaristo.

EstudantesformaçãoLíngua Portuguesaoratóriarecebemsobre