Por: Ivanine Silva
A cooperativa de corte e costura da Fundação Arte Cultura, tem impulsionado o auto emprego e a promoção do empreendedorismo feminino aos moradores da Ilha de Luanda.
Idealizado pela Fundação Arte e Cultura, o projecto cooperativa “Custura para todos” tem com o objectivo emancificar o empreendedorismo feminino na Ilha de Luanda, e assegurar que estas mulheres tenham uma renda mensal.
Em declarações ao Notícias de Angola, Jordânia Paulo, membro da cooperativa, disse que projecto tem impulsionado o auto-emprego e a promoção do empreendedorismo ás mulheres desfavorecidas, e donas de casa.
Entre os vários produtos confeccionados destacam-se roupas e pastas, todas feitas por mulheres, isto por intermédio de encomendas.
Com uma aposta na formação profissional, a partir da qual as costureiras são lançadas ao mercado de trabalho, Jordânia apontou que a fundação está também aberta para novos projectos, sem incluir ainda adolescentes e crianças.
Além da cooperativa de corte e costura, a Fundação Arte e Cultura conta também com um outro projecto de carpintaria, formação voltada para crianças e adolescentes em diversos ramos, com destaque para a cultura.
Fundada a 25 de Janeiro de 2006, a Fundação Arte e Cultura tem o seu forte na inserção social das famílias em situação de vulnerabilidade e risco e no apoio às artes e à cultura angolana.