Fundação Arte e Cultura vai produzir máscaras para populares da Ilha de Luanda

A Fundação Arte e Cultura, através do seu projecto “Costura para Todos”, vai produzir máscaras de protecção, para as famílias desfavorecidas da Ilha de Luanda, como forma de diminuir a pressão da Covid-19 sobre o elevado custo de vida que enfrentam.

A distribuição das máscaras contará, com a parceria da administração comunal, que vai disponibilizar um técnico de saúde para ajudar a passar a mensagem sobre a doença.

Segundo director para área Social da Fundação Arte e Cultura, Xavier Narciso, o projecto “Costura para Todos”, está também voltado para a formação em empreendedorismo de mulheres dedicadas, na sua maioria, ao trabalho doméstico na Ilha de Luanda.

O projecto “Costura para Todos” nasceu em 2019, na Ilha de Luanda, e é uma réplica do projecto Etu Voci, expressão em língua Umbundo que significa “todos nós” e resume o sentimento de partilha comunitária deste projecto de empreendedorismo da Fundação Arte e Cultura no Huambo.

A iniciativa consiste em proporcionar formação técnica em corte e costura às raparigas e mulheres, visando a aprendizagem de um novo ofício, permitindo-lhes alcançar não só alguma segurança financeira, mas também a confiança que resulta da capacitação. Peças de vestuário, bolsas e outros acessórios femininos são confeccionados e comercializados por um grupo de mulheres motivadas a prosseguir com o projecto, buscando crescente aprimoramento profissional.

AngolaFundação Arte e CulturaIlha de LuandaMáscarasProduzirprotecção