Frei Alberto de Morais aborda o Natal na perspectiva da Igreja Católica

Por: Nambi Wanderley

Frei (Fr.) Alberto de Morais, da igreja Católica, falou em entrevista ao Notícias de Angola,  sobre o significado do Natal em tempo de crise e apelou a Ponderação, solidariedade e humildade, no país.

Segundo o Fr. Beto como é carinhosamente tratado, na perspectiva da Igreja Católica, o Natal significa, o cumprimento da promessa salvadora de Deus para com a Humanidade, o encontro e o convívio de forma direita, encarnação entre Deus e os Homens, a expressão de solidariedade suprema e livre de Deus para com os homens.

Fr. Alberto de Morais

“O Natal enquanto acontecimento, anunciado, esperado de diversas maneiras e por diferentes personalidades na história da salvação, é o cumprimento das promessas de Deus”.

Por outro lado, o Fr. aponta que o actual contexto económico-financeiro do país revolucionou e transformou a consciência da população, consumista e exibicionista, para ser e ver com realismo, moderação, altruísmo a vida e as circunstancias.

“Perante este cenário difícil e constrangedor mas também pedagógico, hoje já se percebe, que no passado se vendeu mais, uma falsa imagem da sociedade e do país na vertente do desenvolvimento social, económico e financeiro. A crise, está a ser para nós os angolanos, uma autentica escola de solidariedade, moderação, humildade e realismo perante a vida e o próximo”.

Referindo-se a Ceia de Natal, o Sacerdote reforçou que não deve faltar o amor e a solidariedade, fundamentalmente para com os mais desfavorecidos, sem beira nem era, para que possam sentir e usufruir aquilo que é também deles por natureza e direito.

Fr. Beto, acredita que apesar das dificuldaes que assolam o país, teremos uma quadra festiva tradicional e natural, desde que a perspectiva social, económica e financeira, baseada no consumismo e exibicionismo nos leva uma reflexão profunda.

“Se advinha um Natal sombrio, desolador e para refletir realmente a nossa capacidade de gestão, administração do bem comum, dos direitos e liberdades de todos, perante a pobreza gritante, a fome, o nível galopante do desemprego fundamentalmente entre os jovens”.

Sobre a fé em tempo de crise, Fr. Beto afirma que é algo que se manifesta, se contagia e é mais exigente.

Olhando para o ano que finda, o nosso entrevistado, faz avaliação positiva do desempenho da Igreja Católica, em Angola e no mundo em geral. Quanto a projecção do ano 2020, aconselha que deixemos o futuro nas mãos de Deus.

Ponderação, solidariedade e humildade, são os conselhos deixados pelo entrevistado, já que há muitas motivações que levam a crer que o Natal vai definir e mudar a realidade.

 “Atendendo a grave realidade em que nos encontramos, é necessário que haja poupança dos excessos e gastos, pois que o amanhã vem aí”.

Fr Alberto de Morais, ou simplesmente Fr Beto, é sacerdote da Igreja Católica, membro da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos em Angola e também docente universitário em Filosofia.

abordaFrei Alberto de MoraisIgreja CatólicaNatal