Filmes da CPLP destacam-se no Fesc-Kianda

Por : Raquel Marciana

Trinta e seis filmes produzidos por realizadores que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), estiveram em destaque no Festival Internacional de Curta metragem (Fesc-Kianda).

A informação foi revelada durante a gala de encerramento do festival , que decorreu na última quarta-feira, no Centro Cultural Brasil – Angola.

Dos 180 fimes inscritos no festival, 36 exibidos integram a CPLP, maioritariamente Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal, São Tomé e Principe, superando as edições anteriores.

Segundo Vánio Luís, director do festival, disse que para a realização desta edição a equipa passou por várias dificuldades que aos longos dos dias foram todas últrapassadas e alcançamos o nosso objectivo.

O encerramentodo festiva culminou com uma gala de distinção de jovens promissores nas categorias de melhor Direcção de Fotografia e Melhor Direcção de arte da noite -António Correia (Fofarte) com o filme ” É nós Aí” , Melhor Roteiro Carlos Aldair com o filme ” o Legado” , Melhor Realizador Nguabi Silva , Melhor Edição Filme ” Em nome da tradição”, Melhor actriz Marts Tomás , Melhor actor  Raúl do Rosário e o grande vencedor da noite  foi Ariel Casimiro com o filme ” Deputados Apocalíptico”.

Nesta  edição do Fesc – Kianda, foi homenageado o produtor e realizador angolano, Augusto Manuel dos Santos (Nguxi dos Santos).

O Fesc – kianda decorreu de 17 a 23 deste mês,enquadrado nas festividades dos 446 anos da cidade de Luanda.

 

FESC-KIANDAFestival Internacional de Curta metragemfilmesNguxi dos Santos