Notícias de Angola – Cerca de quinhentas famílias no distrito Urbano do Zango 3, município de Vianda, beneficiaram de consultas de pediatria, nutrição, psiquiatria, planeamento familiar, teste de HIV-SIDA , numa iniciativa da Fundação BAI (FBAI) em parceria com a Associação de Profissionais e Amigos de Combate à Pobreza (APACP).
Por: Amilton Victor
Durante o evento realizado no sábado (25) foram ainda distribuídos uma variedade de medicamentos à população.
Na ocasião, a administradora da Fundação BAI, Tchissola Mosquito, sublinhou que a acção visa a promoção do bem estar dos cidadãos daquela região, dada a carência de unidades hospitalares no local.
“O sector da Saúde é um dos pilares eleito pela fundação no âmbito da sua responsabilidade social, por isso, abraçamos a causa, querendo ser úteis a esta população carenciada, oferecendo-lhe os cuidados que mais necessitam”, disse.
Para o presidente da APACP, Nelson Cahunda, é uma mais valia a realização da actividade naquela localidade porque o estado sanitário dos citadinos é precário por contar apenas com um centro médico que assiste até a população vizinha.
“Temos um centro médico na comunidade que também atende populares de outras localidades e com o número da população a aumentar, demonstra-se incapaz de responder a demanda, portanto, a situação de saúde pública nesta zona é bastante complexa”, realçou.
O trabalho realizado, concretamente, no bairro Verde Força de Vontade, no Zango 3, município de Viana, em Luanda, que contou com a população de zonas adjacentes, foi garantido por 60 profissionais da Delegação Municipal da Saúde de Viana e por 26 estudantes voluntários da Academia BAI.