Falta de rendimento força escritores a emigrar para outros campos

Por: Redacção

Os escritores estão a ser forçados a reduzir o foco na Literatura e buscar outras fontes de sustento por não ser possível viver da produção literária em Angola. A informação foi apurada nesta semana, na sede da Fundação Arte e Cultura, durante edição de Novembro das Noites de Poesia, que homenageou o poeta e escritor Abel Paulo Gamba.

De acordo com Abel Gamba, chegara um momento na sua vida que teve de deixar de concentrar a sua atenção na produção literária e dedicar-se em coisas que lhe desse algum retorno financeiro.

Para a poetisa Lú Matamba, a Literatura não é o melhor caminho para se alcançar estabilidade económica, mas conhecimentos.

 “Por ser uma via dentro do ensino e educação na qual se alcança a riqueza do conhecimento maior para qualquer sociedade: A riqueza educacional . Uma sociedade com alto nível e qualidade literária, é de facto uma sociedade rica.

Segundo disse a mulher das letras, Angola pode inverter o quadro apartir da base, apostando numa literatura mais inclusiva apartir do sistema de ensino baselar, maior sistema de mobilização à campanhas por gosto á escrita é leitura, sem esquecer da valorização que se deve dar à literatura.

Abel Paulo Gamba- pseudónimo Khoisa- nasceu no bairro Sambizanga, Luanda, local onde começou os estudos na escola Cadipovo. O autor do “Ventos da Terra” é licenciado em Linguística pela Universidade Agostinho Neto e em Direito pela Universidade Metodista de Angola. É Pós Graduado em Relações Internacionais e Negócios Estrangeiros. O homem das letras é igualmente Docente nas Universidades Lusiadas e Metropolitana de Angola, analista para questões de Política Internacional.

Para além do “Ventos da Terra”, Khoisa é também autor do livro Bosnia, Kasovoe Ruanda- Conselho de Seguranca das Nações Unidas nos três Conflitos.

Fruto do seu contributo no desenvolvimento da Literatura, Gamba é hoje homenageado pela  Fundação Arte e Cultura. Durante o evento haverá declamação de poesia, música ao vivo, teatro, tudo em sua homenagem.

emigrçãoEscritoresfalttarendimentos