Notícias de Angola – O executivo angolano vai continuar a apoiar e incentivar o surgimento de novas empresas do sector publicitário, soube o Notícias de Angola.
A garantia foi dada pelo quarta-feira (25), em Luanda, pelo Secretário de Estado das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Nuno Caldas Albino.
Nuno Caldas Albino que falava à margem da abertura da terceira edição do Festival da Publicidade que decorre desde o dia 25 a 28 deste mês, sublinhou que o FESTIPUB, desde a sua primeira edição, tem demonstrado a relevância da publicidade no panorama económico nacional, dada a sua habilidade de conectar empresas e consumidores, bem como a sua capacidade em estimular e impulsionar o mercado e diversos sectores”.
O governante, destacou também o impacto do alargamento do festival aos PALOP, nesta edição, e apontou que o protocolo ora assinado, entre o “FESTIPUB e o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), é um testemunho vivo do comprometimento do executivo em fortalecer o sector publicitário.
Já o Director Nacional de Publicidade, José Matuta Cuato, na sua intervenção, avançou que, actualmente, o estado controla cerca de 459 empresas do sector, entre produtoras e concecionárias, apar das que operam ilegalmente.
Fez saber que no ano passado, o estado arrecadou do sector publicitário, cerca de Quinhentos milhões de kwanzas.
“Este sector gerou mais de Quinhentos postos de trabalho directos e indirectos”, disse.
Referiu que os custos de produção de publicidade, nos dias actuais, são mais reduzidos, comparativamente aos anos anteriores.
Participam do evento cerca de 383 empresas. Deste número, 12 são moçambicanas e cerca de 298 são angolanas, das quais 19 do sector público.
Até ao momento, contabilizam-se cerca de 436 trabalhos a concorrer nas diferentes categorias.