Notícias de Angola – O ex-estudante e fundador do Directório Central dos estudantes do Complexo Escolar “Mártires do Uganda”, Edvaldo Pinto Matamba, foi recebido na sexta-feira, pelo Director Henriques Canjengo e professores da instituição de ensino.
Em funcionamento à vinte anos, a instituição de ensino especial conta com cerca de 150 estudante entre surdos e mudos, matriculados neste ano lectivo 2023/2024.
A visita enquadra-se no âmbito nas comemorações do dia internacional do Surdo que se assinala hoje 30 de Setembro, celebrado por membros da comunidade surda de todo o mundo de forma inclusiva e participativa.
Na ocasião, Pinto Matamba, visitou as infraestruturas, dialogou com a direcção do complexo, assistiu aulas de linguagem gestual e convidou os estudantes surdos para um retiro ao Museu da Escravatura, a decorrer sob lema: “Uma Inclusão Participativa”.
O país tem apostado de forma considerável na forma de especialistas em Língua Gestual (LG), munindo esses profissionais com ferramentas para combater a inclusão social e à interação entre surdos e mudos.
Desde 2020 que a presença de intérpretes em língua gestual nas habituais conferências de imprensa sobre a situação epidemiológico da COVID-19, deu visibilidade à esses especialistas na estratégia do executivo sobre a inclusão dos surdos na sociedade de informação.