Fonte: DW
Uma pesquisa alemã levada a cabo recentemente, concluiu que a máscara do tipo PFF2 ou KN-95, tem uma eficácia de protecção contra a covid-19, de quase 100 por cento, sendo que nem mesmo uma distância de 3 metros pode evitar infecções caso as pessoas estejam sem máscara.
Realizado por pesquisadores do Instituto Max Planck para Dinâmica e Auto-organização, em Göttingen, na Alemanha, o estudo aponta que é também importante o uso correcto da máscara facial para se evitar infecções pelo vírus Sars-CoV-2.
Por outro lado, ressalta o estudo que será publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences, isso pode ser evitado com o uso de máscaras que se ajustem muito bem ao rosto. Máscaras cirúrgicas ou de preferência PFF2, que diminuem drasticamente o risco de contrair a covid-19.
Para entender melhor o papel das máscaras no combate à pandemia, os pesquisadores investigaram, com um nível de detalhamento inédito, quanta proteção e sob quais condições essa peça é mais eficaz e os cientistas se surpreenderam com os resultados.
“Não teríamos pensado que a uma distância de vários metros levaria tão pouco tempo para uma dose infecciosa ser absorvida do hálito de um portador do vírus”, disse Eberhard Bodenschatz, coautor do estudo e diretor do Instituto Max Planck de Dinâmica e Auto-organização, em nota.
A três metros, a respiração da pessoa infectada se espalha pelo ar em forma de cone e as partículas maiores, ricas em vírus, caem no chão após percorrer uma curta distância.