Notícias de Angola – Um projecto ecológico denominado Eco-Escola, localizado na comunidade do Gameck, em Luanda, beneficiou na última semana de bens diversos de apoio a educação ambiental e biossegurança .
Por: Amilton Victor
O acto enquadra-se no âmbito da campanha “All Hearts”, uma iniciativa da Coca-cola e a refriango que visa apoiar ONGs.
Segundo uma nota de imprensa que o Notícias de Angola teve acesso hoje, foram doados computador, impressora, router de internet, bem como materiais de biossegurança (luvas, botas, uniformes), pás e carros de mão.
Conforme Paula Lima Matoso, Directora de Marketing da Coca-Cola Angola, a iniciativa se alinha à missão da instituição que tem como pano de fundo “criar um mundo sem resíduos” e que preve até 2030 o uso 50% de material reciclado em todas as suas embalagens.
Por sua vez, Tânia Jardim, Administradora de Marketing da Refriango, sublinha que a sua organização “vai continuar a incentivar e a apoiar projectos sustentáveis, inspiradores e que contribuam para a inclusão social e para a protecção do meio ambiente”
Para tal, Areadine Manuel, Directora da Eco-Escola, entende que é preciso agir e trabalhar com as crianças para que possamos construir uma base sólida para conseguir solucionar os problemas que comunidades enfrentam.
O projecto Eco-escola é uma inicitiva da ONG A JOBAB, uma organização filantrópica que desenvolve vários projectos entre os quais a educação ambiental por via da recolha e gestão de resíduos sólidos.
A ecola ecológica tem a capacidade para albergar 150 alunos, mas neste momento tem sob tutela 124, dos 5 aos 15 anos.
Com 36 colaboradores, entre professores, administrativos e outros, a escola possui 4 salas, onde são ministradas aulas da 1ª a 6ª classe.
Além da Eco-Escola, a JOBAB possuí também projectos de recolha e gestão de resíduos sólidos e uma Eco-tenda, onde a compra é efectuada com resíduos sólidos depositados na loja e não com dinheiro.