Um novo poço de petróleo, com uma reserva estimada entre 150 a 250 milhões de barris de petróleo leve, de elevado potencial adicional, foi descoberto no Bloco 15/6 em offshore angolano, anunciou a Agência Nacional de Petróleos, Gás e Biocombustíveis (ANPG) e a multinacional Italiana ENI.
Segundo Agência Angola Press, o poço que levou à descoberta foi perfurado no prospecto de exploração Ndungu, nas águas profundas de Angola, de acordo com uma nota da ANPG a que Angop teve acesso esta terça-feira.
O referido poço Ndungu-1 NFW está localizado a aproximadamente 130 quilómetros da costa, cerca de 10 quilómetros a noroeste do FPSO de N’goma – pólo oeste 9 e a cerca de 2 km do campo de produção de Mpungi ( FPSO é o navio para a exploração, armazenamento depetróleo e/ou gás natural e escoamento da produção).
Perfurado pelo navio-sonda Poseidon, o poço encontra-se numa profundidade de água de 1.076 metros e atingiu uma profundeza total de 4.050 metros.
Os dados adquiridos no poço Ndungu-1 indicam uma capacidade de produção, para o fluxo do poço, de mais de 10 mil barris de petróleo por dia.
De acordo com a ANPG, o mesmo poço representa a primeira importante descoberta de petróleo feita em Angola dentro de uma área de desenvolvimento já existente.
O mesmo confirma também a importância da recente oportunidade legislativa, com a publicação do Decreto Legislativo Presidencial nº 5718, de 18 de Maio de 2018, que estabelece o regime jurídico sobre as actividades de pesquisas dentro das áreas de desenvolvimento.